29/05/2026 às 09:01h
Mesmo com a queda registrada nos índices de abandono escolar em Minas Gerais, a evasão ainda é uma realidade presente na vida de muitos jovens e adultos. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Educação mostram que o percentual de estudantes que deixaram os estudos caiu de 3,26% em 2024 para 1,64% em 2025. Ainda assim, fatores como dificuldades financeiras, necessidade de trabalhar, responsabilidades familiares e até insegurança em retornar à sala de aula continuam afastando muita gente do ambiente escolar.
Foi pensando justamente nesse cenário que surgiu o “Projeto Avançar”, lançado oficialmente na manhã da última quarta-feira (27), durante uma solenidade realizada na Estação Cultura, em Pará de Minas. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE) e o Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC), com foco em incentivar o retorno aos estudos por meio de ações e mobilizações sociais.
O presidente do COMJUVE e idealizador do projeto, Weber Borges, destacou a importância do projeto e o desejo de torná-lo permanente:
Clique e ouça Weber Borges
O projeto pretende levar palestras, rodas de conversa, campanhas de conscientização e depoimentos de pessoas que retomaram a vida escolar para empresas, instituições sociais e espaços públicos da cidade, buscando mostrar que ainda é possível reconstruir trajetórias através da educação.
Segundo a diretora do CESEC, Idalila Mara, o projeto será um diferencial não só para a escola mas também para toda a comunidade:
Clique e ouça Idalila Mara
Durante o lançamento, o ex-aluno José Roberto de Souza também compartilhou sua experiência e falou sobre como a retomada dos estudos impactou sua vida:
Clique e ouça José Roberto de Souza
A iniciativa busca mostrar que nunca é tarde para recomeçar e o CESEC segue de portas abertas, mas agora, na Rua Antônio Praxedes, número 390, no bairro Nossa Senhora das Graças, com turmas de ensino fundamental e médio.
O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 12h às 22h15, e às sextas-feiras, das 7h às 21h45. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (37) 3232-2909.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
05/01/2026 - Ressaca financeira pós comemorações; saiba como fugir do endividamento
05/01/2026 - Prefeitura divulga datas de pagamento do IPTU; advogada explica a cobrança do tributo
02/01/2026 - Ano novo, novos hábitos! Você é de desapegar de coisas materiais?
02/01/2026 - Suspeita de fraude e acionamento da PM: CPI do Transporte da Saúde tem novo episódio
02/01/2026 - Projeto de Lei quer proibir venda de fogos de artifício em Pará de Minas
02/01/2026 - Ravi Alexandre é o primeiro bebê de 2026 nascido em Pará de Minas
31/12/2025 - “Guarapará?” turistas mineiros vão lotar as praias para o Ano Novo
31/12/2025 - Ano Novo: Saiba o que abre e fecha em Pará de Minas
31/12/2025 - Altas temperaturas fazem buscas por protetor solar crescer em Pará de Minas