16/04/2026 às 08:41h
Falar sobre saúde mental é, cada vez mais, falar sobre acesso. E foi com essa proposta que surgiu o projeto “Clínica a Céu Aberto”, que tem levado atendimentos gratuitos diretamente para um espaço público em Pará de Minas.A iniciativa nasceu dentro da pós-graduação em teoria clínica psicanalítica da FAPAM e busca mostrar, na prática, como a psicanálise pode contribuir não só no campo individual, mas também em ações sociais e coletivas, como explica uma das professoras e coordenadoras do curso, Ana Luisa Ribeiro:
Clique e ouça Ana Luisa Ribeiro
A ação dialoga com um cenário mais amplo. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no mundo, e o acesso ao cuidado ainda é desigual, principalmente em contextos de baixa renda. No Brasil, a saúde mental é um direito garantido, mas desafios como pobreza e estigma ainda dificultam esse atendimento.
Nesse contexto, iniciativas como essas ajudam a aproximar o cuidado de quem muitas vezes não consegue chegar até ele, levando a escuta para onde as pessoas estão. E, agora, a expectativa é que o projeto cresça, alcance mais participantes e possa ocupar novos espaços da cidade, como explica a especialista:
Clique e ouça Ana Luisa Ribeiro
Os atendimentos começaram no último fim de semana, nos dias 11 e 12, na Praça Torquato de Almeida, no centro da cidade, e seguem agora para a etapa final nos dias 18 e 19, das 10h às 12h. A proposta é simples, mas essencial e toda a comunidade está convidada para participar.
Por Sarah Faria
Foto: Ana Luisa Ribeiro / Divulgação
14/07/2025 - Corpo de Bombeiros orienta condutores para queimadas às margens das rodovias
14/07/2025 - Especialista em comunicação comenta novas regras para conteúdo ilegal nas redes sociais
10/07/2025 - O mistério que envolve o desaparecimento de Reginaldo
10/07/2025 - Bióloga explica período de floração dos ipês que embelezam Pará de Minas no inverno
10/07/2025 - Dermatologista explica como cuidar da saúde no intenso frio do inverno