23/10/2026 às 07:39h
Assistir a um filme sem depender da visão e descobrir outras formas de perceber uma história. Essa é a proposta do “Cinema Comentado às Cegas”, projeto que será realizado pela primeira vez em Pará de Minas neste sábado (24), em uma parceria entre a Associação Municipal de Deficientes Visuais (ADEVIPAM) e o Cineclube Ver para Tecer.
A iniciativa busca ampliar o acesso à cultura e promover uma experiência de cinema mais inclusiva.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 7,9 milhões de pessoas com deficiência com dois anos ou mais de idade. Em Minas Gerais, são cerca de 1,47 milhão, o equivalente a 7,3% da população estadual. Nesse contexto, iniciativas que aproximam diferentes públicos da arte também ajudam a discutir acessibilidade e inclusão, como explica Maria Fernanda Melgaço, organizadora de projetos da ADEVIPAM:
Clique e ouça Maria Fernanda Melgaço
O filme escolhido foi o documentário brasileiro “É Oro!”, lançado em 2024 e dirigido por Edna Morato. A sessão contará com audiodescrição e será realizada com os olhos vendados, convidando os participantes a acompanhar a narrativa por meio dos sons e de outras percepções.
Além disso, Maria Fernanda destaca que a intenção é que a iniciativa não fique restrita a esse encontro, mas possa alcançar mais pessoas e ganhar novas edições:
Clique e ouça Maria Fernanda Melgaço
O evento é gratuito e será realizado neste sábado (24), às 15h, na Estação Cultural, localizada na Praça Torquato de Almeida, nº 173, no Centro. Após o filme, o público poderá participar de uma conversa e de um café compartilhado. A proposta é reunir pessoas com diferentes experiências para descobrir novas formas de sentir, interpretar e compartilhar o cinema.
Por Sarah Faria
Foto: ADEVIPAM / Divulgação
08/01/2025 - Combate à Dengue: Secretaria Municipal de Saúde começa primeiras ações do ano
07/01/2025 - Período de férias resgata brincadeiras em espaços públicos e tira crianças das telas
07/01/2025 - Campanha “Troco Solidário” contempla importante projeto social em Pará de Minas
07/01/2025 - Uso de aparelho telefônico no voltante é questão de saúde, avaliam especialistas
07/01/2025 - Cemig orienta sobre desmontagem dos enfeites natalinos de forma correta e segura
06/01/2025 - Setor Ortopédico do Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza procedimento inédito
06/01/2025 - Demanda por seguro veicular cresce no estado nos últimos anos
06/01/2025 - Compulsividade financeira leva ao endividamento, aponta especialista
06/01/2025 - Chegada das férias liga alerta sobre violência contra crianças e adolescentes