De segunda a sexta, das 8h as 17h
18/12/2025 às 07:31h
Incluir mais natureza na educação fortalece a saúde e o aprendizado dos estudantes e contribui para a adaptação das escolas no contato com o meio ambiente e na sociabilidade.Com isso, a Escola Municipal Professora Amélia Guimarães promoveu um projeto, situado no bairro Santa Edwiges, que vem desenvolvendo um trabalho que reúne toda a sociedade acadêmica.
O Espaço Natureza Afetiva propõe adaptar os locais e estratégias pedagógicas para torná-los mais resilientes e reconectar crianças e adolescentes com o mundo natural. Criado em 2024, o projeto foi comentado pela coordenadora do projeto, a Renata Soares:
Clique e ouça Renata Soares
Realizado em uma área verde da Escola Municipal Professora Amélia Guimarães, o Espaço Natureza Afetiva conta também com uma variada espécie de animais que recebem os devidos cuidados da equipe de profissionais.
Dentre os animais que encantaram as crianças está o jabuti e o coelho, tidos como xodós da instituição. Além disso, o espaço conta com calopsitas, galinhas entre outras espécies de animais.
O professor de Geografia e História, Saulo Martins, descreve que esse contato direto com a natureza, nesta fase da educação básica, proporciona aos alunos um conhecimento amplo que parte da observação e consciência ambiental:
Clique e ouça Saulo Martins
A educação ambiental de projetos como este também é apontada como um caminho para o combate às mudanças climáticas. É importante que a sociedade se torne multiplicadora dessas ações.
O Espaço Natureza Afetiva recebe visitas de demais instituições de ensino e quem deseja conhecer o espaço pode entrar em contato com a secretaria da escola.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
29/04/2026 - Depois da Páscoa, desafio é retomar a rotina e equilibrar o consumo de chocolate
29/04/2026 - Curso gratuito de cuidador de idosos abre novas oportunidades em Pará de Minas
29/04/2026 - Exposição resgata trajetória e obras inéditas de Sica em Pará de Minas
29/04/2026 - Pará de Minas investe mais de R$ 2 milhões para reforçar sinalização no trânsito
28/04/2026 - Dia Mundial da Educação foi tema do Comentário de Hélverte Moreira
28/04/2026 - Cinebiografia de Michael Jackson bate recorde e inspira artista de Pará de Minas
28/04/2026 - Banda de Pitangui se prepara para disputar Campeonato Mundial no México, em junho
28/04/2026 - Paciente reclama de demora de 9 meses por consulta em Pará de Minas
28/04/2026 - Educação volta atenção para valorização dos profissionais em Pará de Minas
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
