09/10/2026 às 08:45h
Nas visitas às casas, nas orientações aos moradores e nas ações de prevenção, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias estão diariamente em contato direto com a população. Em outubro, mês em que são celebradas as categorias, esse trabalho ganha uma programação especial em Pará de Minas.
Com o projeto “O Agente no Caminho do Cuidado”, a Secretaria Municipal de Saúde preparou atividades voltadas à saúde física e mental, integração e valorização dos profissionais. A programação também inclui alguns concursos com premiação.
Segundo Mateus Henrique Silva de Paula, diretor de Atenção Primária à Saúde, a proposta foi pensada justamente para reconhecer e cuidar desses profissionais que atuam na linha de frente:
Clique e ouça Mateus Henrique Silva de Paula,
Para Lucimar Rodrigues, presidente da FACS-ACE/MG (Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias de Minas Gerais) e diretora da Fesempre (Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais), valorizar esses profissionais também significa reconhecer a importância do trabalho realizado por eles para a saúde pública:
Clique e ouça Lucimar Rodrigues,
A Agente de Combate às Endemias Natália Melo, que está participando ativamente da programação, afirma ter aprovado a proposta do projeto:
Clique e ouça Natália Melo
A iniciativa reforça que, para fortalecer o cuidado oferecido à população, também é preciso olhar para quem está todos os dias ajudando a construir essa relação. Por isso, a programação segue durante todo o mês e será encerrada no dia 29 de outubro, com uma confraternização especial preparada para os agentes.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
09/03/2026 - Ações voltadas para o Dia das Mulheres em Pará de Minas
09/03/2026 - Minas inicia nova estratégia contra a dengue com uso de mosquitos “turbinados”
09/03/2026 - Novo benefício garante apoio na compra do botijão de gás para famílias de baixa renda
09/03/2026 - Pesca é liberada: Polícia de Meio Ambiente realiza balanço do período da Piracema
09/03/2026 - IPTU 2026 começa a ser distribuído em Pará de Minas com desconto para pagamento à vista
06/03/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!