13/04/2026 às 08:35h
A discussão sobre a redução da jornada de trabalho no Brasil ganhou um novo passo na última semana. A proposta, que inclui mudanças como o fim da escala 6x1, deve começar a tramitar no Congresso por meio de uma PEC.
A mudança de caminho foi definida após acordo com o governo federal, que optou por não enviar um projeto de lei com urgência. Com isso, a ideia é permitir um debate mais amplo no Congresso, envolvendo diferentes setores da sociedade, como explica o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta:
Clique e ouça Hugo Motta
A proposta tem gerado debates em todo o país, principalmente por impactar diretamente a rotina de trabalhadores e empresas. De um lado, há quem defenda mais qualidade de vida e equilíbrio entre trabalho e descanso. Do outro, o tema também levanta discussões sobre produtividade e impactos econômicos.
Por isso, a expectativa é que a proposta siga em debate, primeiro passando pela Comissão de Constituição e Justiça, já na próxima semana e, em seguida, deve ser criada uma comissão especial para aprofundar a discussão antes de seguir para votação em plenário, prevista para o fim de maio.
Por Sarah Faria / Com informações da Agência Brasil
Foto: Espacial FM
18/03/2025 - Decretação da pandemia de covid-19 completou cinco anos em Pará de Minas
18/03/2025 - Prefeitura se pronuncia sobre paralisação de atendimentos em Unidades Básicas de Saúde
17/03/2025 - Problemas com escorpiões ainda assolam moradores próximos do Cemitério de Pará de Minas
17/03/2025 - Águas de Pará de Minas abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz
17/03/2025 - Credirural anuncia sobra financeira de mais de R$ 30 milhões durante assembleia geral
15/03/2025 - Escritora pará-minense vai lançar livro que aborda a violência contra as mulheres
15/03/2025 - Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza mais um procedimento pioneiro na região