27/06/2025 às 08:25h
É trem pra lá, é trem pra cá. O que o povo de Minas não perde é uma boa história com essa palavrinha que tem inúmeros significados dentro do vocabulário mineiro, se é que podemos chamar assim. Mais de 20 milhões de pessoas lidam diariamente com expressões cotidianas e únicas.
A palavra “trem” pode significar absolutamente qualquer coisa, mas ela não é a única quando falamos em signos linguísticos mineiros, temos uai, arreda, nu, sô, tem base. Além disso, o “Mineirês” é um reflexo de influências de cultura e idioma de africanos, portugueses e indígenas.
Manifestando-se por meio do uso de diminutivos e sufixos afetivos, o “Mineirês” é conhecido por seu tom acolhedor e afetuoso. E o que a população de Pará de Minas sabe a respeito do o jeitinho mineiro de se expressar? Fomos as ruas conferir:
Clique e ouça Povo fala
O dialeto do povo mineiro chama atenção pois é único. Algumas palavras que para quem não está habituado com a cultura das gerais pode ter dificuldades de entender ou interpretar. O morador do bairro Jardim América, Diego Oliveira conversou com a reportagem do JC Notícias. Para ele, além de uma expressão, o “Mineirês” acolhe e aproxima:
Clique e ouça Diego Oliveira
A entonação desse dialeto é usado para manifestar sentimento e intensidade. Em alguns casos, a linguagem encurtada representa diversos significados, o que pode confundir quem não está acostumado com as vivências do mineiro:
Clique e ouça Povo fala
Plataformas dedicadas ao aprendizado de idioma realizaram recentemente uma pesquisa com brasileiros de várias regiões do país, elegendo os mineiros como os melhores anfitriões e o “Mineirês” também é destaque, já que o sotaque do estado é considerado o mais charmoso e cativante do Brasil.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
29/12/2025 - Especialistas alertam que crianças não podem ser “produto” das redes sociais
26/12/2025 - Como se "recuperar" dos exageros na alimentação durante o Natal
26/12/2025 - Ouvinte do bairro Dom Bosco fatura promoção 14º Salário Espacial FM
26/12/2025 - Procon orienta consumidores sobre troca de presentes de Natal
24/12/2025 - Seis pessoas ficam feridas após batida frontal entre carro e caminhonete na BR-262
24/12/2025 - Polícia investiga assassinato de homem que estava de “saidinha temporária”
24/12/2025 - Famílias já programaram pratos da Ceia de Natal de logo mais
24/12/2025 - Ruas e calçadas cheias em Pará de Minas: O que falta para o seu Natal