22/04/2025 às 09:54h
O Abril Indígena é um momento que se consolidou a partir da data em que se discute, em vários territórios, a história do Brasil e os direitos de quem há mais de 5 séculos vem sofrendo com o apagamento da sua cultura.
A população já estava aqui antes mesmo da invasão branca no passado, mas a maioria das pessoas sabem pouco a respeito dos povos originários. Antes dos portugueses chegarem aqui, haviam pessoas nas nossas terras?
Clique e ouça Povo fala
As discussões relacionadas a resistência contra a retirada dos direitos previstos na Constituição, haja vista os debates sobre o marco temporal, é uma pauta que tem avançado no Congresso Nacional, e que para o historiador Gustavo Araújo, revela problemas sociais do país:
Em Minas Gerais, há mais de vinte etnias indígenas espalhadas por diversas regiões. Nos centros urbanos como Belo Horizonte e Uberlândia, vivem ainda famílias de outras etnias, assim como cidades às margens do Rio Doce, no Leste e Nordeste de Minas. Gustavo Araújo acredita que a luta pelos direitos também persegue os povos que habitam o estado:
Ainda segundo historiadores pará-minenses, a cultura dos povos indígenas com o tempo foi apagada, tendo em vista a ocupação e a influência do coronelismo na região. Muitos habitaram as margens de importantes rios da região, como o Paraopeba, mas desde o ocorrido em Brumadinho, tiveram que de deslocar para outras áreas.
Resistentes, os povos Kaxixó somam cerca de 100 indivíduos na comunidade do Capão do Zezinho, em Martinho Campos. As margens do Rio Pará, o território já foi identificado e publicado pela FUNAI, mas o processo da aprovação da terra ainda é muito lento.
Por Sérgio Pêgo
Foto Capa: gov.com
19/05/2026 - Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população em Pará de Minas
19/05/2026 - TRE reforça convocação de mesários para as eleições de 2026
18/05/2026 - Convocação da Seleção movimenta burburinhos entre os torcedores antes da Copa de 2026
18/05/2026 - Proximidade da Copa do Mundo já começa a fomentar vendas em Pará de Minas
18/05/2026 - Faltas em consultas e exames sobrecarregam rede pública de saúde em Pará de Minas
15/05/2026 - Show de Prêmios da APAE vai movimentar a cidade
15/05/2026 - Dia do Gari reforça importância dos profissionais da limpeza urbana em Pará de Minas