Tira casaco e bota casaco, é chuva forte em uma hora e calor intenso na outra. Esse período marcado por mudanças rápidas no tempo tem chamado a atenção de muita gente, inclusive da educadora ambiental Sônia Naime, que explica que parte dessa instabilidade pode estar ligada a uma transição no clima global: o enfraquecimento da La Niña e a possibilidade de formação do El Niño nos próximos meses:
Clique e ouça Sônia Naime
O fenômeno acontece quando as águas do Oceano Pacífico ficam mais quentes do que o normal, alterando o comportamento da atmosfera e influenciando o clima em diversas regiões do planeta. As previsões indicam que o fenômeno ainda está sendo monitorado, mas as chances de formação aumentam ao longo de 2026, como destaca a especialista:
Clique e ouça Sônia Naime
Se ele se confirmar, o impacto pode ser sentido também no Brasil e em Minas Gerais, por exemplo, onde ocorrerá períodos de calor mais intenso e mudanças no padrão das chuvas, afetando desde o cotidiano nas cidades até atividades como a agricultura e diversos outros setores.
Por: Sarah Faria
Foto: Arquivo Espacial FM
28/08/2025 - Lojas Chá de Panela promovem 14º Festival de Pipas e Papagaios no próximo domingo
28/08/2025 - Advogado orienta consumidores em compras realizadas no meio digital
27/08/2025 - Comentário de Hélverte Moreira; no Jornal da Cidade
27/08/2025 - Servidores do município fazem manifestação na porta da prefeitura
27/08/2025 - Finecom 2025; maior feira de negócios e empreendedorismo da região começa hoje na FAPAM
26/08/2025 - Cuidar de plantas traz benefícios para a saúde física e mental