O Brasil é o país com maior proporção de pessoas ansiosas no mundo: 9,3% da população, segundo a última estimativa global de transtornos mentais feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, é o segundo das Américas com maior prevalência de depressão. Ainda assim, somente 5,1% dos brasileiros fazem tratamento com psicoterapia, uma indicação geralmente adotada como terapia primária para lidar com questões de saúde mental.
O assunto saúde mental é tema central do Janeiro Branco e acende uma discussão que deve se estender aos demais períodos do ano, como destaca a psicologia clínica Fernanda Abreu:
Clique e ouça Fernanda Abreu
A psicóloga destaca também o autoconhecimento como evolução no tratamento de transtornos mentais, tendo em vista a alta procura por esse tipo de atendimento nos últimos anos:
Clique e ouça Fernanda Abreu
Além da psicoterapia e dos medicamentos, a pesquisa mostra que 11,9% dos brasileiros realizam tratamentos alternativos para a saúde mental, como meditação, ioga e fitoterapia – mais que o dobro daqueles que aderem à psicoterapia. Além, é claro, das atividades esportivas como caminhada e pedal.
Por Sérgio Pêgo e AMB
Fotos: Espacial FM
04/02/2026 - Abandono animal segue como desafio para as cidades; veterinária responsabiliza tutores
04/02/2026 - Advogado explica regras específicas para comprovação de atividade rural
04/02/2026 - Fies 2026 abre inscrições para processo seletivo do 1º semestre
03/02/2026 - Volta as aulas: Nutricionista orienta famílias sobre preparação de lancheira saudável
03/02/2026 - ‘Doenças invisíveis’ afastam milhares de pessoas dos postos de trabalho
03/02/2026 - Excesso de chuva nos últimos dias prejudica cultivo de hortifrútis em Pará de Minas