O Brasil é o país com maior proporção de pessoas ansiosas no mundo: 9,3% da população, segundo a última estimativa global de transtornos mentais feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, é o segundo das Américas com maior prevalência de depressão. Ainda assim, somente 5,1% dos brasileiros fazem tratamento com psicoterapia, uma indicação geralmente adotada como terapia primária para lidar com questões de saúde mental.
O assunto saúde mental é tema central do Janeiro Branco e acende uma discussão que deve se estender aos demais períodos do ano, como destaca a psicologia clínica Fernanda Abreu:
Clique e ouça Fernanda Abreu
A psicóloga destaca também o autoconhecimento como evolução no tratamento de transtornos mentais, tendo em vista a alta procura por esse tipo de atendimento nos últimos anos:
Clique e ouça Fernanda Abreu
Além da psicoterapia e dos medicamentos, a pesquisa mostra que 11,9% dos brasileiros realizam tratamentos alternativos para a saúde mental, como meditação, ioga e fitoterapia – mais que o dobro daqueles que aderem à psicoterapia. Além, é claro, das atividades esportivas como caminhada e pedal.
Por Sérgio Pêgo e AMB
Fotos: Espacial FM
21/01/2026 - Vacina contra a dengue está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas
21/01/2026 - Campanhas contra a importunação sexual ganham força com a proximidade do Carnaval
20/01/2026 - Ascipam realizará importantes eventos na próxima semana
20/01/2026 - Secretaria de Esportes abre Processo Seletivo com vagas para 8 funções
20/01/2026 - Problemas causados por buracos nas vias elevam demandas em oficinas de Pará de Minas