O Brasil é o país com maior proporção de pessoas ansiosas no mundo: 9,3% da população, segundo a última estimativa global de transtornos mentais feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, é o segundo das Américas com maior prevalência de depressão. Ainda assim, somente 5,1% dos brasileiros fazem tratamento com psicoterapia, uma indicação geralmente adotada como terapia primária para lidar com questões de saúde mental.
O assunto saúde mental é tema central do Janeiro Branco e acende uma discussão que deve se estender aos demais períodos do ano, como destaca a psicologia clínica Fernanda Abreu:
Clique e ouça Fernanda Abreu
A psicóloga destaca também o autoconhecimento como evolução no tratamento de transtornos mentais, tendo em vista a alta procura por esse tipo de atendimento nos últimos anos:
Clique e ouça Fernanda Abreu
Além da psicoterapia e dos medicamentos, a pesquisa mostra que 11,9% dos brasileiros realizam tratamentos alternativos para a saúde mental, como meditação, ioga e fitoterapia – mais que o dobro daqueles que aderem à psicoterapia. Além, é claro, das atividades esportivas como caminhada e pedal.
Por Sérgio Pêgo e AMB
Fotos: Espacial FM
28/08/2024 - Mesários podem pedir mudança de seção eleitoral até sexta-feira
28/08/2024 - Incêndios degradam meio ambiente e afetam a vida da população
27/08/2024 - Veja mais detalhes sobre o crime que tirou a vida do Sgt. da PM de Pará de Minas
27/08/2024 - Espaços públicos são utilizados como locais para expressão artística entre jovens
27/08/2024 - Baixa na procura por atendimento médico entre homens preocupa saúde pública
27/08/2024 - Redação do Enem; desempenho será fundamental para ingressar no ensino superior
26/08/2024 - Três milhões de carros estão com licenciamento atrasados em MG
26/08/2024 - Inscrições para Fies do 2º semestre terminam nesta terça