01/04/2025 às 07:38h
O 2024 ficou marcado na história da saúde pública de Pará de Minas como ano recorde nos casos de dengue. Esse foi o maior registro desde o início do levantamento feito pela Vigilância das Arboviroses em Minas Gerais.
Mais de 8 mil notificações de dengue colocaram a cidade como a terceira com maior registros da doença na região Centro-Oeste, atrás apenas de Divinópolis e Nova Serrana. Neste ano, em Minas Gerais, 20 mortes foram confirmadas.
Ações de combate a dengue seguem sendo intensificadas no município. O secretário municipal de Saúde, Gilberto Denoziro conversou com o Jornal da Cidade sobre o cenário epidemiológico de Pará de Minas. O médico ainda destaca quais serão as metas da pasta neste ano:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Mas, o principal aliado na luta contra o mosquito Aedes aegypti são os moradores. Para evitar que a cidade passe pela mesma situação vivida em 2024, alguns hábitos podem ser adotados, como pontua a moradora Bruna Santos, do bairro Recanto da Lagoa:
Clique e ouça Bruna Santos
Além da dengue, o Aedes aegypti também é o mosquito transmissor de doenças como a Chikungunya e o Zika Vírus. Entre as medidas para controlar sua proliferação e evitar a contaminação, recomenda-se: evitar água parada, acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; e fazer sempre a manutenção de piscinas, por exemplo.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
03/09/2026 - Cultura nos Bairros leva música, arte e lazer ao Walter Martins no próximo sábado!
02/09/2026 - Luiz Lima é nomeado novo secretário municipal de Saúde de Pará de Minas
02/09/2026 - Coleção primavera-verão começa a tomar conta das vitrines de Pará de Minas
02/09/2026 - Parque Eldorado ganha primeira quadra esportiva de areia
02/09/2026 - Mau cheiro em bueiro na Avenida Ovídio de Abreu é alvo de reclamação pela população
01/09/2026 - Coletiva deve esclarecer exoneração do secretário de Saúde de Pará de Minas