A pedido da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, uma equipe do Serviço Geológico do Brasil – órgão subordinado ao Ministério das Cidades está em Pará de Minas para a realização do mapeamento e vistoria de áreas de risco em diversas regiões da cidade. O trabalho, acompanhado pela Secretaria Municipal de Gestão Pública e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, visa aprimorar o diagnóstico de riscos geológicos e hidrológicos no município e a prevenção de desastres naturais.
Os técnicos que estão em Pará de Minas são sediados na base operacional do Serviço Geológico do Brasil instalada em Fortaleza (CE). Com vasta experiência, atuaram no Rio Grande do Sul, no enfrentamento de uma das maiores catástrofes naturais da história do país, provocadas pelas fortes e prolongadas chuvas, em 2024.
Cerca de 20 áreas em Pará de Minas estão sendo mapeadas e analisadas pela equipe do Serviço Geológico do Brasil, dentre elas, a Serra das Piteiras, a Serra de Santa Cruz, a Serra do Andaime, as partes altas dos bairros Vila Maria e Grão-Pará, o bairro Serra Verde e o cruzamento da Avenida Ovídio de Abreu e Rua João Alexandre, além de ruas próximas ao Córrego do Geraldo, na vizinhança do bairro São Cristóvão.
Guilherme Souza, técnico em geociências que integra a equipe do Serviço Geológico do Brasil, explica em que consiste o trabalho e como ele está sendo realizado:
Clique e ouça Guilherme Souza
O técnico em geociências explica a escolha de Pará de Minas para o mapeamento:
Clique e ouça Guilherme Souza
O responsável pela Defesa Civil Municipal, Capitão Edson Cecílio da Silva, destaca a importância do trabalho:
Clique e ouça Edson Cecílio
Os trabalhos do Serviço Geológico do Brasil estão programados para ocorrer até o dia 21 de novembro.
Por Sérgio Viana/Com Informações da Prefeitura de Pará de Minas
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
03/01/2025 - Agenda Cultural: Confira as opções de diversão para o primeiro fim de semana de 2025!
03/01/2025 - Moradores aproveitam férias escolares no Bariri e aguardam por melhorias no espaço
02/01/2025 - Constelação familiar; este foi o assunto do Comentário de Hélverte Moreira
02/01/2025 - Cerimônia e sessão solene: nova gestão assume legislativo e executivo municipal
02/01/2025 - Primeiro bebê nascido 2025 em Pará de Minas é um menino