31/03/2026 às 08:56h
Após o registro de casos de influenza aviária em 2025, que levou à decretação de emergência sanitária em Minas Gerais, o estado já se antecipa e reforça as ações de prevenção em 2026.Entre as medidas está a realização do “Exercício Simulado de Atendimento a Foco de Influenza Aviária”, que acontece entre os dias 13 e 17 de abril, em Pará de Minas e região. A proposta é treinar, na prática, a capacidade de resposta dos órgãos e instituições diante de uma possível ocorrência da doença, como explica o chefe do escritório municipal do IMA, Lucas Silva Jardim.
Clique e ouça Lucas Silva Jardim
A ação envolve cerca de 150 profissionais de diferentes regiões do estado, que vão participar das atividades de forma integrada. Durante o período, serão realizadas visitas a granjas e também a produtores de subsistência, sem aviso prévio. Apesar disso, o especialista tranquiliza a população e afirma que a iniciativa se trata apenas de uma simulação, sem foco real da doença e sem caráter punitivo, mesmo em caso de alguma irregularidade.
Clique e ouça Lucas Silva Jardim
A iniciativa busca, principalmente, alinhar procedimentos, testar estratégias e reforçar a preparação das equipes. Para a população, o momento é de colaboração e atenção às orientações, já que o objetivo é garantir uma resposta rápida e eficiente caso surja alguma situação real.
Por Sarah Faria
Foto: IMA / Divulgação
01/08/2025 - Agosto Dourado; Mês para incentivar a amamentação
01/08/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
01/08/2025 - Mais de 3.900 eleitores devem ir às urnas no próximo domingo em São José da Varginha
01/08/2025 - Sicoob Credirural é reconhecida entre as maiores cooperativas de MG
31/07/2025 - O sucesso dos mercadinhos de bairro diante da concorrência das grandes redes
31/07/2025 - Sicoob Credirural doa aparelhos de TVs e máquinas de senhas para o HNSC