26/06/2025 às 08:46h
Esta foi a primeira vez que o levantamento, elaborado pelo Observatório da Mulher contra a Violência do Senado, junto com o Instituto DataSenado, fez a estimativa da subnotificação desse tipo de crime.
A pesquisa aponta que 48% das brasileiras já sofreram algum tipo de violência no convívio familiar, embora somente 30% declararam já ter passado por esse tipo de situação. Em Pará de Minas o cenário também é preocupante.
Registros da Polícia Civil mostram que houve um aumento de 50% para esse tipo de crime, tendo sido notificados quase 200 ocorrências desta natureza. A titular da Delegacia da Mulher em Pará de Minas, Ana Cristina Bicalho destacou como funciona os atendimentos com essas vítimas:
Clique e ouça Ana Cristina Bicalho
Os números podem ser ainda mais expressivos, pois na maioria das vezes, as vítimas não conseguem identificar atitudes agressivas como insulto, empurrão ou quebrar objetos para assustar a mulher, mas ela não entende esses atos como violência:
Clique e ouça Ana Cristina Bicalho
As denúncias de violência doméstica representam a maioria dos atendimentos da repartição. Já o dispositivo central na estratégia de enfrentamento da violência contra a mulher no país, a Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180, totalizou, no ano passado, 64.484 ligações registradas em Minas Gerais.
Ainda segundo especialistas em segurança pública, quanto menos as mulheres conhecem a Lei Maria da Penha, menos elas se sentem protegidas por essa legislação.
Por Sérgio Pêgo/ Com informações da Agência Brasil
Fotos: Agência Brasil
05/09/2025 - Missa Jubilar da Forania de Nossa Senhora da Piedade será realizada neste sábado
04/09/2025 - Morador de Pará de Minas cria jogo de tabuleiro
04/09/2025 - Planos de saúde passam a cobrir implante contraceptivo
04/09/2025 - Psicólogos destacam os cuidados com a saúde no ambiente de trabalho
04/09/2025 - Mutirão de Limpeza será realizado na Vila Maria
04/09/2025 - “Posto de Saúde Veterinário” poderá ser inaugurado no fim de 2025
03/09/2025 - O papel da população para evitar deixar o lixo espalhado pela cidade
03/09/2025 - Inaugurada a nova agência do Sicoob Ascicred em Igaratinga