04/02/2026 às 08:48h
A Prefeitura de Pará de Minas pode implantar da telemedicina em duas unidades básicas de saúde da cidade, a partir de março. A localização ainda é estudada pela Secretaria Municipal de Saúde, como confirma o secretário da pasta, Gilberto Denoziro.
A iniciativa busca reduzir filas de espera e facilitar o acesso às consultas com especialistas, conectando pacientes a médicos de forma remota e ágil, segundo informou o secretário.
Ainda segundo ele, com essa tecnologia, o município espera otimizar o fluxo de atendimento básico, permitindo que casos específicos sejam resolvidos sem a necessidade de deslocamento para a UPA:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Na região a telemedicina já foi implantada, em Itaúna e Igaratinga, por exemplo. O serviço vem agradando parte da população dessas cidades.
A telemedicina já é uma realidade em grande parte do Brasil, com a prestação de serviços médicos a distância, utilizando tecnologias digitais como plataformas online e smartphones para consultas, diagnósticos (telediagnóstico), monitoramento e emissão de laudos, garantindo acesso rápido e seguro à saúde. Regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), permite consultas, com a mesma segurança e sigilo das consultas presenciais.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
19/05/2026 - TRE reforça convocação de mesários para as eleições de 2026
18/05/2026 - Convocação da Seleção movimenta burburinhos entre os torcedores antes da Copa de 2026
18/05/2026 - Proximidade da Copa do Mundo já começa a fomentar vendas em Pará de Minas
18/05/2026 - Faltas em consultas e exames sobrecarregam rede pública de saúde em Pará de Minas
15/05/2026 - Show de Prêmios da APAE vai movimentar a cidade
15/05/2026 - Dia do Gari reforça importância dos profissionais da limpeza urbana em Pará de Minas
15/05/2026 - Moradores cobram solução para buracos na Rua Perdizes