04/02/2026 às 08:48h
A Prefeitura de Pará de Minas pode implantar da telemedicina em duas unidades básicas de saúde da cidade, a partir de março. A localização ainda é estudada pela Secretaria Municipal de Saúde, como confirma o secretário da pasta, Gilberto Denoziro.
A iniciativa busca reduzir filas de espera e facilitar o acesso às consultas com especialistas, conectando pacientes a médicos de forma remota e ágil, segundo informou o secretário.
Ainda segundo ele, com essa tecnologia, o município espera otimizar o fluxo de atendimento básico, permitindo que casos específicos sejam resolvidos sem a necessidade de deslocamento para a UPA:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Na região a telemedicina já foi implantada, em Itaúna e Igaratinga, por exemplo. O serviço vem agradando parte da população dessas cidades.
A telemedicina já é uma realidade em grande parte do Brasil, com a prestação de serviços médicos a distância, utilizando tecnologias digitais como plataformas online e smartphones para consultas, diagnósticos (telediagnóstico), monitoramento e emissão de laudos, garantindo acesso rápido e seguro à saúde. Regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), permite consultas, com a mesma segurança e sigilo das consultas presenciais.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
02/10/2025 - Notificação de casos de sarampo no Brasil acende alerta para baixa cobertura vacinal
01/10/2025 - ONG SOS Bichinho encontrou uma forma criativa e solidária de custear as despesas
01/10/2025 - Secretário explica alto número de pacientes em espera para atendimentos na Saúde
01/10/2025 - Placas de final 4,5 e 6: CRLV passa a ser cobrado nesta quarta feira
01/10/2025 - Crise climática pode impactar a quantidade de chuvas em Minas Gerais