06/10/2026 às 08:45h
Em uma emergência, alguns minutos podem ser decisivos. Quando um paciente chega à Unidade de Pronto Atendimento com dificuldade para respirar ou sem conseguir manter a respiração adequadamente, o suporte oferecido pela equipe precisa ser rápido e os equipamentos utilizados nesse atendimento são essenciais. Foi nesse contexto que a UPA de Pará de Minas recebeu, na última semana, dois novos ventiladores mecânicos, que já foram incorporados à estrutura da unidade.
Popularmente conhecidos como respiradores, eles auxiliam pacientes que apresentam insuficiência respiratória ou outras condições que comprometem a capacidade dos pulmões de funcionar normalmente. Os aparelhos ajudam a controlar a entrada e a saída de ar e fornecem suporte respiratório enquanto o paciente aguarda transferência hospitalar e a equipe médica trabalha no tratamento da causa do problema.
A diretora-geral da UPA, no município, Viviane Cristina de Carvalho, destaca que a chegada dos novos equipamentos amplia a capacidade de resposta da unidade diante de situações de emergência:
Clique e ouça Viviane Cristina de Carvalho
Os ventiladores não substituem a atuação dos profissionais de saúde, mas, na prática, contar com equipamentos adequados significa oferecer mais recursos para que a equipe consiga estabilizar casos graves e ganhar um tempo que, em uma emergência, pode ser fundamental para preservar vidas.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
10/07/2025 - Dermatologista explica como cuidar da saúde no intenso frio do inverno
09/07/2025 - Atleta comemora triunfo e fala da adesão pela corrida de rua em Pará de Minas
09/07/2025 - ProUni: divulgado o resultado da primeira chamada do segundo semestre
09/07/2025 - Baixa umidade do ar e uso de telas aumentam diagnósticos da síndrome do olho seco
09/07/2025 - Tradicional festa de Pará de Minas do mês de setembro já tem data para acontecer
08/07/2025 - Centro de Hemodiálise amplia atendimento em Pará de Minas com inauguração de nova sala
08/07/2025 - Abertas as inscrições para o Projeto Bombeiro Mirim