31/08/2026 às 08:25h
A vacinação contra a raiva ganhou mais alguns dias para chegar aos animais da zona rural de Pará de Minas. O cronograma na zona rural, que terminaria na próxima quarta-feira (2), foi ampliado pela Secretaria Municipal de Saúde e segue até 4 de setembro, com o objetivo de aumentar a cobertura entre cães e gatos.
A mudança no calendário também facilita o acesso de moradores que vivem em áreas mais afastadas, como explica o médico-veterinário e referência técnica do Centro de Controle de Zoonoses, Oscar Leitão:
Clique e ouça Oscar Leitão
Na quinta-feira, dia 3, as equipes estarão em Ascensão, das 8h às 15h30, com um ponto fixo na porta da UBS e outras duas equipes fazendo a vacinação de porta em porta nas regiões mais distantes. Já na sexta-feira, dia 4, o mesmo esquema será levado para Tavares, encerrando o calendário.
Vale lembrar que a vacina é a principal forma de prevenção da raiva, doença viral grave que pode ser transmitida entre animais e também para seres humanos. Depois que os sintomas aparecem, a infecção muitas das vezes evolui para morte, o que torna a imunização ainda mais importante.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
17/01/2025 - Trânsito na Rua Dr. Celso Charuri é interditado devido a danos em estrutura de ponte
16/01/2025 - Falta de estrutura nas instalações elétricas internas pode representar risco
16/01/2025 - Viagens seguem em alta e cuidados nas estradas devem ser observados
16/01/2025 - Governo decide revogar medida sobre fiscalização do Pix, após onda de fake news
16/01/2025 - Imposto de renda 2025: Como se preparar para a mordida do leão deste ano
15/01/2025 - Fortes chuvas castigam Divinópolis e Maravilhas
15/01/2025 - Saúde mental deve estar nos planos da população avalia psicóloga