31/08/2026 às 08:25h
A vacinação contra a raiva ganhou mais alguns dias para chegar aos animais da zona rural de Pará de Minas. O cronograma na zona rural, que terminaria na próxima quarta-feira (2), foi ampliado pela Secretaria Municipal de Saúde e segue até 4 de setembro, com o objetivo de aumentar a cobertura entre cães e gatos.
A mudança no calendário também facilita o acesso de moradores que vivem em áreas mais afastadas, como explica o médico-veterinário e referência técnica do Centro de Controle de Zoonoses, Oscar Leitão:
Clique e ouça Oscar Leitão
Na quinta-feira, dia 3, as equipes estarão em Ascensão, das 8h às 15h30, com um ponto fixo na porta da UBS e outras duas equipes fazendo a vacinação de porta em porta nas regiões mais distantes. Já na sexta-feira, dia 4, o mesmo esquema será levado para Tavares, encerrando o calendário.
Vale lembrar que a vacina é a principal forma de prevenção da raiva, doença viral grave que pode ser transmitida entre animais e também para seres humanos. Depois que os sintomas aparecem, a infecção muitas das vezes evolui para morte, o que torna a imunização ainda mais importante.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
04/01/2025 - Queda de Idosos; Geriatra reforça medidas preventivas para evitar acidentes
03/01/2025 - Síndrome de Burnout; o assunto de hoje tem relação com o ambiente de trabalho
03/01/2025 - Guia turístico destaca ecoturismo como atividade de integração social
03/01/2025 - Agenda Cultural: Confira as opções de diversão para o primeiro fim de semana de 2025!
03/01/2025 - Moradores aproveitam férias escolares no Bariri e aguardam por melhorias no espaço
02/01/2025 - Constelação familiar; este foi o assunto do Comentário de Hélverte Moreira