31/08/2026 às 08:25h
A vacinação contra a raiva ganhou mais alguns dias para chegar aos animais da zona rural de Pará de Minas. O cronograma na zona rural, que terminaria na próxima quarta-feira (2), foi ampliado pela Secretaria Municipal de Saúde e segue até 4 de setembro, com o objetivo de aumentar a cobertura entre cães e gatos.
A mudança no calendário também facilita o acesso de moradores que vivem em áreas mais afastadas, como explica o médico-veterinário e referência técnica do Centro de Controle de Zoonoses, Oscar Leitão:
Clique e ouça Oscar Leitão
Na quinta-feira, dia 3, as equipes estarão em Ascensão, das 8h às 15h30, com um ponto fixo na porta da UBS e outras duas equipes fazendo a vacinação de porta em porta nas regiões mais distantes. Já na sexta-feira, dia 4, o mesmo esquema será levado para Tavares, encerrando o calendário.
Vale lembrar que a vacina é a principal forma de prevenção da raiva, doença viral grave que pode ser transmitida entre animais e também para seres humanos. Depois que os sintomas aparecem, a infecção muitas das vezes evolui para morte, o que torna a imunização ainda mais importante.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
12/06/2026 - Morre ex-diretora da FAPAM; sepultamento ocorreu nessa quinta-feira
11/06/2026 - Alunos do CAIC de Pará de Minas resgatam tradição e pintam avenida para a Copa do Mundo
11/06/2026 - Move + Vendas reúne empresários e reforça que vender hoje vai muito além do produto
11/06/2026 - Saiba a importância de proteger cães e gatos nas baixas temperaturas
11/06/2026 - 2º Arraial Cultural promete música, tradição e clima junino no Centro de Pará de Minas
10/06/2026 - Unimed Centro-Oeste se prepara para expansão da Clínica Integrada em Pará de Minas
10/06/2026 - Mudanças no clima marcam o final desta semana e o início da próxima em Pará de Minas