31/08/2026 às 08:25h
A vacinação contra a raiva ganhou mais alguns dias para chegar aos animais da zona rural de Pará de Minas. O cronograma na zona rural, que terminaria na próxima quarta-feira (2), foi ampliado pela Secretaria Municipal de Saúde e segue até 4 de setembro, com o objetivo de aumentar a cobertura entre cães e gatos.
A mudança no calendário também facilita o acesso de moradores que vivem em áreas mais afastadas, como explica o médico-veterinário e referência técnica do Centro de Controle de Zoonoses, Oscar Leitão:
Clique e ouça Oscar Leitão
Na quinta-feira, dia 3, as equipes estarão em Ascensão, das 8h às 15h30, com um ponto fixo na porta da UBS e outras duas equipes fazendo a vacinação de porta em porta nas regiões mais distantes. Já na sexta-feira, dia 4, o mesmo esquema será levado para Tavares, encerrando o calendário.
Vale lembrar que a vacina é a principal forma de prevenção da raiva, doença viral grave que pode ser transmitida entre animais e também para seres humanos. Depois que os sintomas aparecem, a infecção muitas das vezes evolui para morte, o que torna a imunização ainda mais importante.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
27/05/2026 - PM lança Rede Rural Protegida na comunidade de Bom Sucesso
27/05/2026 - Corpo de Bombeiros de Pará de Minas abre vagas para projeto voltado à terceira idade
26/05/2026 - Nova NR-01 entra em vigor e obriga empresas a gerenciar os riscos psicossociais
26/05/2026 - Instituto Padre Libério realiza bazar beneficente para manutenção da entidade
26/05/2026 - Corpo de Bombeiros abre vagas para curso gratuito de primeiros socorros
26/05/2026 - Campanha alerta para descarte correto de materiais que podem ferir os garis da cidade