Pará de Minas pode ganhar uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), estrutura responsável por concentrar diversos serviços públicos em um só lugar.
A possibilidade está sendo levantada pelo vereador Lucas Arquiteto, que se reuniu com membros do Governo de Minas em busca de informações sobre o processo de implantação desse tipo de unidade.
A ideia é trazer o posto de atendimento através do programa UAI Compartilha, que possibilita a expansão da rede das UAIs por meio de convênios da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão com entes municipais, sejam prefeituras ou câmaras municipais.
Segundo Lucas, a vinda da unidade vai proporcionar mais praticidade e agilidade nos atendimentos ao cidadão, além de desafogar repartições públicas locais que operam com alta demanda, como por exemplo, a emissão da Carteira de Identidade:
Clique e Ouça Lucas Arquiteto
Através do programa UAI Compartilha, os municípios são responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais da central de atendimento e a contratação de pessoal. Já a secretaria fornece treinamentos e repassa as cidades, as orientações necessárias para implementação e manutenção da unidade.
Para requerer a implantação de uma UAI, o município deve realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG).
Na reunião dos vereadores da última terça-feira (12), Lucas apresentou o requerimento solicitando que a Mesa Diretora faça o peticionamento eletrônico para que o serviço seja instalado na Câmara Municipal. O requerimento foi aprovado.
As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) têm o propósito agregar em um mesmo espaço, serviços de órgãos municipais, estaduais e federais, de forma integrada, atendendo ao cidadão com qualidade e eficiência.
Nas unidades, é possível acessar uma variedade de serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra, serviços de trânsito voltados para habilitação e veículos, dentre outros.
Por JC Notícias
Foto: Seplag
02/01/2026 - Ano novo, novos hábitos! Você é de desapegar de coisas materiais?
02/01/2026 - Suspeita de fraude e acionamento da PM: CPI do Transporte da Saúde tem novo episódio
02/01/2026 - Projeto de Lei quer proibir venda de fogos de artifício em Pará de Minas
02/01/2026 - Ravi Alexandre é o primeiro bebê de 2026 nascido em Pará de Minas
31/12/2025 - “Guarapará?” turistas mineiros vão lotar as praias para o Ano Novo
31/12/2025 - Ano Novo: Saiba o que abre e fecha em Pará de Minas
31/12/2025 - Altas temperaturas fazem buscas por protetor solar crescer em Pará de Minas
31/12/2025 - Prêmio de R$ 1 bilhão: Apostadores estão otimistas com resultados da Mega da Virada