Capa da Página Vereador solicita implantação de uma UAI em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/08/2025 às 08:28h

Vereador solicita implantação de uma UAI em Pará de Minas

Facebook

Pará de Minas pode ganhar uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), estrutura responsável por concentrar diversos serviços públicos em um só lugar.

A possibilidade está sendo levantada pelo vereador Lucas Arquiteto, que se reuniu com membros do Governo de Minas em busca de informações sobre o processo de implantação desse tipo de unidade.

A ideia é trazer o posto de atendimento através do programa UAI Compartilha, que possibilita a expansão da rede das UAIs por meio de convênios da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão com entes municipais, sejam prefeituras ou câmaras municipais.

Segundo Lucas, a vinda da unidade vai proporcionar mais praticidade e agilidade nos atendimentos ao cidadão, além de desafogar repartições públicas locais que operam com alta demanda, como por exemplo, a emissão da Carteira de Identidade:

Clique e Ouça Lucas Arquiteto 

Através do programa UAI Compartilha, os municípios são responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais da central de atendimento e a contratação de pessoal. Já a secretaria fornece treinamentos e repassa as cidades, as orientações necessárias para implementação e manutenção da unidade.

Para requerer a implantação de uma UAI, o município deve realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG).

Na reunião dos vereadores da última terça-feira (12), Lucas apresentou o requerimento solicitando que a Mesa Diretora faça o peticionamento eletrônico para que o serviço seja instalado na Câmara Municipal. O requerimento foi aprovado.

As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) têm o propósito agregar em um mesmo espaço, serviços de órgãos municipais, estaduais e federais, de forma integrada, atendendo ao cidadão com qualidade e eficiência.

Nas unidades, é possível acessar uma variedade de serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra, serviços de trânsito voltados para habilitação e veículos, dentre outros.

Por JC Notícias

Foto: Seplag


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: