13/11/2025 às 08:39h
A vereadora Márcia Marzagão (PSDB) usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Pará de Minas, durante a última reunião ordinária, para tornar público uma denúncia sobre contratação supostamente irregular e um suposto favorecimento por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Segundo ela, trata-se de uma contratação de profissional para prestação de serviço de consultoria técnica para organização e operacionalização do Sistema Único de Assistência Social, feita de forma irregular, com suposto favorecimento, vinculada uma instituição, cujo a atual secretária da pasta, Cláudia Assunção Faria detinha cargo de confiança, em desconformidade com a lei de licitação e os princípios que regem a administração pública.
Ainda segundo a vereadora, a compatibilidade dos serviços prestados pela profissional, com contrato em vigência de 12 meses, com o valor de R$ 72.000,00, seriam diversos em relação ao cargo a ser desempenhado na Secretaria, não existindo documento que demonstre a qualificação técnica da profissional ao ponto de justificar a contratação nessa modalidade:
Clique e ouça Márcia Marzagão
A vereadora acredita em favorecimento profissional por parte da secretária:
Clique e ouça Márcia Marzagão
Diante da denúncia, Márcia Marzagão pediu a suspensão imediata da contratação da profissional:
Clique e ouça Márcia Marzagão
Ainda na denúncia, consta que o contrato foi autorizado pelo vice-prefeito Luiz Lima e publicado no Diário Oficial do Município.
Nossa reportagem procurou a prefeitura de Pará de Minas para esclarecimento da denúncia e através de nota fomos informados que:
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social esclarece que a contratação da especialista ocorreu de forma legal, transparente e técnica, conforme a Lei n° 14.133/2021, que permite inexigibilidade de licitação para serviços técnicos especializados.
A consultoria tem como objetivo fortalecer a equipe técnica e aprimorar a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantindo melhor atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.
A profissional é referência estadual em Assistência Social, formada em Serviço Social pela PUC Minas, com especialização em Administração e Planejamento de Projetos Sociais. Atuou por mais de 15 anos na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais e foi presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, contribuindo para a consolidação do SUAS no Estado.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social lamenta que informações equivocadas possam gerar dúvidas sobre um processo inteiramente legal e voltado ao interesse público e reafirma seu compromisso com a ética, transparência e eficiência na gestão pública.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Espacial FM
21/01/2025 - Calor e período chuvoso aumentam ocorrências com animais peçonhentos
21/01/2025 - Direito do Consumidor: O que é importante saber sobre viagens e passagens aéreas
20/01/2025 - Bombeiro Mirim: Inscrições para primeira turma de 2025 estão abertas
20/01/2025 - Colônia de Férias do Patronato faz a alegria da criançada
20/01/2025 - Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida
18/01/2025 - IPTU 2025; prefeitura divulgou o calendário de pagamento do imposto