06/02/2026 às 07:21h
Mais de 30 alunos de 4 turmas da Escola de Educação Especial Doutor Lage, que funciona na Apae de Pará de Minas, não iniciaram o ano letivo por falta de professores. A informação foi divulgada pela vereadora Camila Mão Amiga (PSDB).
Ela informou que a Prefeitura de Pará de Minas cedeu menos professores para a associação do que o permitido em lei municipal, o que impossibilitou o atendimento a alunos do sexto, sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental.
Segundo Camila, o Município cedeu 11 professores para a Apae (sendo que dois deles atuarão em dois horários, abrangendo, ao todo, 13 cargos). Contudo, a legislação autoriza a cessão de 20 profissionais:
Clique e ouça CAMILA
A Escola Doutor Lage atende alunos com deficiência intelectual, múltipla e autismo, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Educação de Jovens e Adultos, com foco na inclusão e desenvolvimento individual.
Pela lei, a Prefeitura só pode ceder professores efetivos para a escola, e eles podem escolher não trabalhar na instituição. Foi justamente isso o que aconteceu.
Apesar da procura pela Secretaria de Educação, o número de profissionais que optaram em trabalhar na associação foi aquém do esperado:
Clique e ouça CAMILA
Sobre o assunto, o secretário Municipal de Educação, Marcos Aurélio, esclareceu que a secretaria não conseguiu a adesão esperada de profissionais e que não se pode obrigar os professores efetivos a escolherem a Escola Doutor Lage:
Clique e ouça MARCOS AURÉLIO
Marcos Aurélio ainda disse que a pasta está aberta ao diálogo para a possibilidade de alterar a lei para solucionar o problema.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Espacial FM
24/01/2025 - Consignado Folia; Sicoob Ascicred lança primeira campanha do ano
24/01/2025 - Fechamento do Colégio São Francisco é oficializado em Pará de Minas
23/01/2025 - Sol, chuva, calor? O que esperar do clima no verão em 2025
22/01/2025 - PROMAF: Programa abre matrículas para crianças e adolescentes
22/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Começam as inscrições para vagas remanescentes em Minas
22/01/2025 - Escola Fernando Otávio vai ofertar curso profissionalizante em fevereiro