25/08/2025 às 08:39h
A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta semana, uma nota etapa no combate à dengue em Pará de Minas. Trata-se das visitas domiciliares para o resgate de imóveis fechados onde os Agentes de Combate à Endemias (ACEs) ainda não conseguiram entrar nos ciclos anteriores para fazer a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.
De hoje (25/8) a sexta-feira (29/8), das 9h às 18 horas, numa ação coordenada, cerca de 85 agentes entrarão em cena, visitando cada um dos 15 mil domicílios que mantém as portas fechadas para o trabalho de fiscalização e orientação da população.
O diretor da Vigilância em Saúde, Adílson Batista faz um apelo à população dizendo que o momento é de fazer a diferença:
Clique e ouça Adílson Batista
A dificuldade de achar os moradores para as visitas dos agentes está em toda a cidade, mas 3 bairros se destacam, como explica Adílson:
Clique e ouça Adílson Batista
Depois de passar por uma epidemia de dengue no ano passado, o município conseguiu reduzir drasticamente o índice de infestação do mosquito em 2025. Porém é importante manter a situação, contando com a colaboração da população.
O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa, em Pará de Minas, realizado nas últimas semanas, com índice de infestação de 0,75%, indicou um baixo risco de epidemia de dengue. O valor está dentro da faixa considerada segura pelo Ministério da Saúde.
Por Sérgio Viana/Com informações da Prefeitura
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
11/06/2025 - Baixa nas temperaturas acende alerta para os cuidados com os pets
10/06/2025 - CRAS Volante voltou a ser realizado em Pará de Minas
10/06/2025 - Parque do Bariri será palco de encontro de artes de rua
10/06/2025 - Inscrições para o Enem 2025 são prorrogadas até sexta-feira
10/06/2025 - Corpo de Bombeiros orienta população sobre os incêndios em área de vegetação
10/06/2025 - Palestra vai abordar mecanismos legais para proteger crianças e adolescentes
09/06/2025 - Mostra de cenas curtas vai oportunizar artistas de Pará de Minas