30/09/2025 às 07:41h
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde orienta a população sobre os cuidados em relação às doenças diarreicas agudas (DDA) diante do aumento do número de casos em Pará de Minas.
A enfermeira Karina Santos ressalta que a procura pela Unidade Básica de Saúde – UBS é indispensável nos casos que envolvem crianças pequenas, idosos, presença de sangue nas fezes, febre alta persistente ou sinais evidentes de desidratação:
Clique e ouça Karina Santos
Segundo especialistas, alguns sintomas devem servir como sinal de alerta. Nessas situações, recomenda-se buscar pelo atendimento médico o quanto antes, além de reforçar a ingestão frequente de líquidos e, sempre que possível, o uso de soro de reidratação oral, evitando a automedicação:
Clique e ouça Karina Santos
A enfermidade é caracterizada pelo aumento do número de evacuações, geralmente aquosas, podendo estar associada à febre, vômitos, cólicas abdominais e sinais de desidratação, como destacou a profissional. Em casos de sintomas e adoecimento, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas
11/01/2025 - Órgãos de segurança fazem balanço sobre estragos causados pelas chuvas e monitoramento
10/01/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
10/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Último dia para realizar matrículas na rede estadual de ensino
10/01/2025 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2025/2026
10/01/2025 - Reforma: Câmara Municipal intensifica obras de melhorias do espaço
09/01/2025 - Major Aelson José de Oliveira é o novo comandante da 19ª Companhia da PM
09/01/2025 - Premiação de filme brasileiro é comentada por produtor cultural pará-minense
09/01/2025 - Liquidaço: Ascipam promove três dias de promoção no comércio pará-minense
09/01/2025 - Entidades reforçam alerta com a chegada de chuvas mais intensas nos próximos dias