25/11/2025 às 08:37h
É fato que a dengue impõe diversos problemas na saúde pública de Pará de Minas. No último ano, a cidade atingiu a marca histórica de 8.130 casos de doenças provocadas por arboviroses.
No entanto, os cuidados se estendem aos produtores rurais. Nesse período de chuva, a Vigilância Epidemiológica alerta moradores de distritos e povoados na zona rural.
Os reservatórios de materiais descartados de forma inadequada e em áreas extensas nas propriedades rurais pode servir de local para o mosquito desovar. Douglas Duarte, coordenador da Vigilância Ambiental em Pará de Minas, orienta trabalhadores e agricultores quanto ao manejo adequado para evitar casos da doença:
Clique e ouça Douglas Duarte
Ainda segundo a Vigilância Ambiental, embora nem toda propriedade rural representa risco em potencial para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por ser mais comum em regiões muito próximas às cidades, cuidados básicos devem ser tomados em todas as localidades, principalmente no que se refere ao armazenamento de água.
A exemplo podemos citar piscinas e caixas d’água que devem ser tampadas. Já nos cochos e bebedouros para animais recomendamos colocar peixes larvófagos pois comem as larvas que os mosquitos desovam.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
21/01/2025 - Calor e período chuvoso aumentam ocorrências com animais peçonhentos
21/01/2025 - Direito do Consumidor: O que é importante saber sobre viagens e passagens aéreas
20/01/2025 - Bombeiro Mirim: Inscrições para primeira turma de 2025 estão abertas
20/01/2025 - Colônia de Férias do Patronato faz a alegria da criançada
20/01/2025 - Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida
18/01/2025 - IPTU 2025; prefeitura divulgou o calendário de pagamento do imposto