20/02/2026 às 09:21h
Ítalo da Silva, de 43 anos, suspeito de matar a estudante de psicologia Vanessa Lara de Oliveira Silva, de 23 anos, foi transferido do Presídio de Divinópolis para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Belo Horizonte, na quarta-feira (18). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O suspeito foi localizado pela polícia em Carmo do Cajuru enquanto tentava fugir de trem. No dia 13 de fevereiro, ele passou por audiência de custódia, quando a Justiça determinou a continuidade da prisão e a transferência imediata para a capital mineira. No entanto, a mudança só foi realizada nesta semana.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no ano passado Ítalo Jefferson cumpria pena em regime fechado na Comarca de Patrocínio pelos crimes de tráfico de drogas, furto, roubo e estupro.
Em setembro de 2025, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar um habeas corpus, desclassificou o crime de tráfico para uso de drogas, o que levou à extinção da pena de oito anos de reclusão que havia sido aplicada.
Já em dezembro de 2025, a Justiça de Patrocínio recalculou a pena e concedeu a progressão para o regime semiaberto domiciliar, com expedição de alvará de soltura, cumprido no dia 20 daquele mês.
Em janeiro deste ano, o processo foi encaminhado à Comarca de Juatuba, após o sentenciado informar endereço na cidade. Após a Polícia Militar comunicar o crime cometido contra Vanessa, a Justiça determinou o retorno ao regime fechado e expediu novo mandado de prisão.
Com informações G107/01/2026 - Carros são apreendidos por som extremamente alto no centro de Pará de Minas
07/01/2026 - PM prende suspeito por tráfico de drogas e apreende cocaína, crack, dinheiro e celular
07/01/2026 - Homem é preso com arma de fogo após realizar disparos de dentro de caminhonete
07/01/2026 - Suspeito de ameaçar namorada é preso com arma de fogo
07/01/2026 - Rodovias federais em Minas registram 18 mortes e 236 feridos na semana do Ano Novo
06/01/2026 - Dupla é presa com drogas na Vila Nossa Senhora Aparecida
06/01/2026 - PM inicia 2026 com prisão de 4 Foragidos da Justiça em Pará de Minas e cidades vizinhas
06/01/2026 - Homem que planejava esfaquear desafeto é preso pela PM