De segunda a sexta, das 8h as 17h
25/06/2026 às 09:06h
Um homem que não teve a idade repassada, foi preso na última terça-feira (23/6), no distrito de Limas de Igaratinga, durante realização da Operação Parasitas, que investiga um esquema de descontos associativos supostamente realizados sem autorização em contas de aposentados e pensionistas vinculados ao Governo do Distrito Federal. Outros 6 homens foram presos em outras cidades mineiras e da capital brasileira.
A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf), deflagrou, a Operação Parasitas, e segundo as investigações, associações firmavam contratos para autorização de débitos automáticos sem comprovação adequada da manifestação de vontade dos beneficiários. Em diversos casos analisados, as vítimas relataram não ter autorizado os descontos. A apuração indica que mais de 3.500 contas podem ter sido atingidas, com prejuízo inicial estimado em mais de R$ 5 milhões.
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária, três mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em Minas Gerais, em Igaratinga e Belo Horizonte. Entre os alvos estavam sedes de associações investigadas por suposta participação no esquema.
A investigação também apura a eventual participação de pessoas ligadas à operacionalização dos descontos e à manutenção do modelo de arrecadação investigado. O nome da operação, Parasitas, faz referência à suspeita de exploração financeira contínua de aposentados e pensionistas por meio de descontos realizados sem autorização válida.
O preso em Igaratinga foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de Pará de Minas. Nossa reportagem tentou gravar entrevista com os policiais do DF e da Regional pará-minense que deu apoio na operação, porém eles não foram autorizados a falar com a imprensa.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
10/07/2025 - Caminhonete furtada é recuperada pela PM em Onça de Pitangui
10/07/2025 - Jovem joga café quente na mãe e a agride com correia após discussão em Pitangui
10/07/2025 - Motociclista fica gravemente ferido após bater contra muro
09/07/2025 - Corpo de Bombeiros combate incêndio em churrasqueira de restaurante em Pará de Minas
09/07/2025 - Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo em assentamento de Pará de Minas
09/07/2025 - Procurado pela Justiça é preso durante blitz na Ovídio de Abreu
09/07/2025 - Idoso morre após sofrer mal súbito na farmacinha popular de Pará de Minas
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
