25/06/2026 às 09:06h
Um homem que não teve a idade repassada, foi preso na última terça-feira (23/6), no distrito de Limas de Igaratinga, durante realização da Operação Parasitas, que investiga um esquema de descontos associativos supostamente realizados sem autorização em contas de aposentados e pensionistas vinculados ao Governo do Distrito Federal. Outros 6 homens foram presos em outras cidades mineiras e da capital brasileira.
A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf), deflagrou, a Operação Parasitas, e segundo as investigações, associações firmavam contratos para autorização de débitos automáticos sem comprovação adequada da manifestação de vontade dos beneficiários. Em diversos casos analisados, as vítimas relataram não ter autorizado os descontos. A apuração indica que mais de 3.500 contas podem ter sido atingidas, com prejuízo inicial estimado em mais de R$ 5 milhões.
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária, três mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em Minas Gerais, em Igaratinga e Belo Horizonte. Entre os alvos estavam sedes de associações investigadas por suposta participação no esquema.
A investigação também apura a eventual participação de pessoas ligadas à operacionalização dos descontos e à manutenção do modelo de arrecadação investigado. O nome da operação, Parasitas, faz referência à suspeita de exploração financeira contínua de aposentados e pensionistas por meio de descontos realizados sem autorização válida.
O preso em Igaratinga foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de Pará de Minas. Nossa reportagem tentou gravar entrevista com os policiais do DF e da Regional pará-minense que deu apoio na operação, porém eles não foram autorizados a falar com a imprensa.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
27/02/2025 - Idoso é preso após expor órgão genital para mulher
27/02/2025 - Procurado pela Justiça pelo crime de estupro é preso em Pitangui
27/02/2025 - Homem internado furta celular de paciente no quarto vizinho e foge sem alta médica
26/02/2025 - Briga de irmãos termina em tentativa de homicídio
26/02/2025 - Suspeito de tentar matar homem em Nova Serrana é encontrado e preso em Ouro Preto
26/02/2025 - Homem com passagens policiais é executado com cerca de 20 tiros