30/05/2026 às 09:11h
Um homem de 31 anos foi alvo de uma operação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em conjunto com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (28/5), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Ele é suspeito de integrar um grupo criminoso investigado por aplicar golpes usando falsas campanhas de arrecadação para uma criança com doença rara. A ação faz parte da Operação Eclipse, coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos do Rio Grande do Sul.
Vaquinha falsa
Segundo as investigações, os suspeitos utilizavam indevidamente a imagem e a história de uma criança de 10 anos, moradora de Capão da Canoa (RS), diagnosticada com distrofia muscular de Duchenne, doença rara que exige tratamento de alto custo.
De acordo com a polícia, o grupo criava falsas vaquinhas virtuais e anúncios patrocinados em redes sociais simulando campanhas solidárias legítimas para convencer vítimas a fazer transferências via Pix.
As publicações reproduziam fotos da criança, detalhes sobre o estado de saúde e elementos semelhantes aos usados em campanhas reais de financiamento coletivo. O investigado em Contagem seria responsável pelo registro e manutenção dos domínios utilizados nos golpes. Segundo a Polícia Civil, uma das campanhas falsas chegou a exibir arrecadação superior a R$ 248 mil.
Além do suspeito em Contagem, outros dois homens foram alvos de mandados de prisão preventiva durante a operação.
Com Informações da Itatiaia
Foto: Espacial FM
22/11/2025 - Polícia apreende mais de 200 garrafas de destilados suspeitos de falsificação
21/11/2025 - Pitbull invade residência e mata calopsitas no bairro Nossa Senhora de Fátima
21/11/2025 - Adolescente mata padrasto a facadas para defender a mãe
21/11/2025 - Calçados de marcas famosas avaliados em meio milhão de reais são apreendidos
21/11/2025 - Motociclista morre após bater de frente com caminhão na MG-170
19/11/2025 - Quatro pessoas ficam feridas após batida entre van escolar e carro no Walter Martins
19/11/2025 - Jovem é preso por receptação de celular em Pará de Minas