30/05/2026 às 09:11h
Um homem de 31 anos foi alvo de uma operação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em conjunto com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (28/5), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Ele é suspeito de integrar um grupo criminoso investigado por aplicar golpes usando falsas campanhas de arrecadação para uma criança com doença rara. A ação faz parte da Operação Eclipse, coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos do Rio Grande do Sul.
Vaquinha falsa
Segundo as investigações, os suspeitos utilizavam indevidamente a imagem e a história de uma criança de 10 anos, moradora de Capão da Canoa (RS), diagnosticada com distrofia muscular de Duchenne, doença rara que exige tratamento de alto custo.
De acordo com a polícia, o grupo criava falsas vaquinhas virtuais e anúncios patrocinados em redes sociais simulando campanhas solidárias legítimas para convencer vítimas a fazer transferências via Pix.
As publicações reproduziam fotos da criança, detalhes sobre o estado de saúde e elementos semelhantes aos usados em campanhas reais de financiamento coletivo. O investigado em Contagem seria responsável pelo registro e manutenção dos domínios utilizados nos golpes. Segundo a Polícia Civil, uma das campanhas falsas chegou a exibir arrecadação superior a R$ 248 mil.
Além do suspeito em Contagem, outros dois homens foram alvos de mandados de prisão preventiva durante a operação.
Com Informações da Itatiaia
Foto: Espacial FM
22/09/2026 - Dois irmãos suspeitos de participação em organização criminosa morrem após confronto PM
21/09/2026 - Colisão entre carro e motocicleta deixa duas pessoas mortas na BR-262
21/09/2026 - Motociclista fica ferido após colisão com caminhonete no Centro de Pará de Minas
21/09/2026 - Caminhão atinge muro de residência durante manobra no bairro Dom Bosco
21/09/2026 - Idosa morre e homem fica ferido em colisão entre carreta e carro na BR-262
21/09/2026 - Golpe do falso entregador causa prejuízo de cerca de R$ 4,5 mil em Pará de Minas
21/09/2026 - Homem é preso suspeito de agredir mulher com martelo
19/09/2026 - Dupla é presa por tráfico de drogas no bairro São Francisco
19/09/2026 - Carro bate na traseira de ônibus na avenida Presidente Vargas