13/03/2026 às 18:17h
O trabalho investigativo voltado ao enfrentamento de crimes contra a propriedade industrial resultou na deflagração da operação Dolos, realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Pará de Minas e outras 4 cidades mineiras. A ação teve como foco o combate à fabricação e comercialização de cigarros de palha artesanais falsificados que vinham sendo colocados em circulação no Norte de Minas.
A operação foi conduzida após investigações apontarem que marcas tradicionais produzidas por empresas regularmente estabelecidas no município estariam sendo falsificadas.
De acordo com os levantamentos, os produtos ilegais eram comercializados com embalagens e identificações semelhantes às originais, o que induzia consumidores ao erro e gerava prejuízos financeiros significativos aos fabricantes legítimos da região.
Durante a operação, policiais civis realizaram ações para reunir vestígios e elementos informativos relacionados à atividade criminosa. Na ocasião, foram apreendidas caixas de cigarros de palha, além de insumos e materiais utilizados na fabricação dos produtos falsificados.
Todo o material recolhido foi apreendido e será submetido a exame pericial. A análise técnica deverá auxiliar na comprovação da falsificação, na identificação da origem dos produtos e nas investigações.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Pará de Minas, Belo Horizonte, Lassance, Martinho Campos e Sete Lagoas.
Além dos prejuízos econômicos causados às empresas legalmente estabelecidas, a comercialização de cigarros falsificados também representa risco à saúde pública, uma vez que esses produtos são fabricados sem qualquer controle sanitário ou fiscalização. As investigações prosseguem.
Por JC Notícias
Foto: PCMG….
17/07/2025 - Carro clonado, roubado em Igaratinga, é recuperado pela PM em Nova Serrana
17/07/2025 - PM prende suspeitos de furto de fiação e recupera material furtado
17/07/2025 - Criança tem pescoço cortado por homem em ataque repentino
16/07/2025 - Homem é preso após roubar carnes em supermercado da Vila Raquel
16/07/2025 - PRF apreende aproximadamente 400 kg de maconha em carregamento de carne na BR-262
16/07/2025 - Jovem é preso com grande quantidade de drogas e duas réplicas de arma de fogo
16/07/2025 - Mulher é presa após usar documento falso em agência bancária
16/07/2025 - PCMG conclui inquérito de maus-tratos contra criança em escola