23/05/2026 às 07:50h
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito que investigou um acidente de trabalho ocorrido em janeiro deste ano em uma indústria de produção de rações instalada às margens da rodovia MG-431, em Itaúna.
As investigações resultaram no indiciamento de sócios da empresa, técnicos de segurança do trabalho, do coordenador do setor de engenharia de segurança e medicina do trabalho, e de outros responsáveis ligados à estrutura da empresa, em tese, pelo crime de lesão corporal culposa.
Segundo apurado, o acidente ocorreu durante manutenção no sistema de freios de um caminhão dentro da oficina da empresa. Dois trabalhadores realizavam o serviço sob o veículo quando outro funcionário acionou a ignição. O veículo, que estava engrenado, movimentou-se para frente e atingiu as vítimas. Conforme as investigações, um quarto trabalhador conseguiu subir no veículo e desligar o motor, interrompendo a movimentação.
Um dos trabalhadores sofreu politraumatismo, com laceração de órgãos internos, lesões pulmonares e quadro considerado de risco à vida, sendo submetido a diversos procedimentos cirúrgicos. Outra vítima teve fraturas graves na região do quadril e do fêmur, passou por cirurgias e permaneceu internada em unidade de terapia intensiva. Um terceiro trabalhador sofreu lesão em um dos pés e precisou ser afastado das atividades.
Os levantamentos periciais e os depoimentos reunidos ao longo da investigação apontaram possíveis irregularidades relacionadas às normas de segurança no ambiente de trabalho.
Entre os apontamentos identificados estão falhas em dispositivo de segurança do caminhão, ausência de equipamentos adequados para estabilização do veículo durante a manutenção, inexistência de supervisão no momento do acidente e falta de treinamento para execução da atividade.
De acordo com a apuração, os investigados deixaram de adotar medidas necessárias para evitar o resultado, mesmo ocupando funções diretamente ligadas à segurança operacional da empresa. O inquérito policial foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
21/02/2026 - Colisão entre moto e carro deixa mulher ferida no bairro Nossa Senhora de Fátima
21/02/2026 - Foragido da Justiça é preso pela Guarda Civil no bairro JK
21/02/2026 - Homem é preso após tentar furtar bebida em comércio no bairro Dom Bosco
21/02/2026 - Idosa é presa suspeita de furtar produtos em supermercado no bairro Padre Libério
21/02/2026 - Carga de grifes estrangeiras sem nota fiscal é apreendida na BR-381
21/02/2026 - PM emite comunicado sobre ocorrência com ex-prefeito de São José da Varginha
21/02/2026 - Mulher é atacada com martelo e motosserra em Esmeraldas; suspeito envia áudio e foge
20/02/2026 - Idoso é atendido após ocorrência de trânsito no bairro Padre Libério
20/02/2026 - Capotamento de van deixa ao menos 10 feridos na BR-423, em Conceição do Pará