De segunda a sexta, das 8h as 17h
02/07/2026 às 08:55h
A Prefeitura de Pará de Minas oficializou mudança no comando da Guarda Civil Municipal (GCM). A alteração foi publicada por meio de duas portarias do Poder Executivo, que encerram a gestão de Lucas Costa Rodrigues e nomeiam Luís Miguel dos Santos Lopes como novo comandante da corporação.
Conforme a Portaria nº 25.037/2026, Lucas Costa Rodrigues foi exonerado do cargo comissionado de comandante da Guarda Civil Municipal. A decisão, assinada pelo prefeito Inácio Franco e pelo secretário municipal de Gestão Pública, Fernando Antônio do Amaral, passou a produzir efeitos em 30 de junho de 2026.
Na sequência, o Executivo Municipal publicou a portaria que nomeia Luís Miguel dos Santos Lopes para assumir o comando da GCM. O novo comandante iniciou oficialmente suas funções nessa quarta-feira (1º).
A troca faz parte da estrutura administrativa do município. Segundo a Prefeitura, a alteração no comando deve-se à necessidade de realinhamento institucional da atuação da GCM às diretrizes estabelecidas pela atual gestão municipal. A administração entende que, neste momento de consolidação da corporação, é fundamental fortalecer sua vocação para o policiamento comunitário e preventivo, ampliando sua presença junto à população em praças, escolas e demais espaços públicos do centro, bairros, distritos e zona rural.
Ainda segundo a Prefeitura, reconhecendo a competência legal da GCM e sua importância para a segurança da população, a administração municipal ressalta que planeja a extensão da atuação da corporação, acompanhando seu desenvolvimento.
Por
JC Notícias
Foto: GCM
17/11/2025 - Corpo de Bombeiros faz buscas por homem que desapareceu em lagoa de Nova Serrana
17/11/2025 - Chuva forte deixa feridos, alaga ruas e derruba árvores em Divinópolis
14/11/2025 - Tráfico e lavagem de dinheiro são alvos da operação em Pará de Minas e outras cidades
14/11/2025 - Polícia Militar realiza simulado de ataque a bancos em Pará de Minas e cidades vizinhas
14/11/2025 - Homem é preso por tráfico de drogas no Walter Martins
14/11/2025 - Carro roubado em Igaratinga é localizado em Pitangui
14/11/2025 - Grupo é detido suspeito de série de roubos em Igaratinga, Conceição do Pará e Pitangui
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
