A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu, em Divinópolis, o inquérito que apurou o envolvimento de um grupo em uma série de golpes aplicados em cidades da região Centro-Oeste do estado.
Três homens, com idades entre 30 e 38 anos, naturais de Carmo do Cajuru e Divinópolis, foram indiciados por estelionato, falsificação de documento público e falsidade ideológica.
De acordo com a delegada Adriene Lopes de Oliveira, somente neste ano foram registrados 28 boletins de ocorrência relacionados ao mesmo grupo criminoso, abrangendo os municípios de Divinópolis, Carmo da Mata, Oliveira, Pitangui, Itaúna, Dores do Indaiá, Campo Belo, Carmo do Cajuru, Passa Tempo, Abaeté, Formiga, Patos de Minas, Betim, Nova Serrana e Martinho Campos.
As investigações apontaram que os suspeitos abordavam vítimas que anunciavam a venda de máquinas pesadas, como retroescavadeiras, por meio de redes sociais ou cartazes fixados nos veículos.
Após as negociações, eles entregavam cheques fraudulentos às vítimas, que, muitas vezes, chegavam a consultar os documentos em sistemas bancários, sem identificar irregularidades no momento da transação.
Com base no suposto pagamento, as máquinas eram entregues, mas, dias depois, os cheques retornavam como sem fundos ou bloqueados pelas instituições financeiras. Nesse intervalo, os bens já haviam sido transferidos ou revendidos a terceiros (“laranjas”), inclusive em outros estados, como o Rio de Janeiro, dificultando a recuperação do patrimônio.
A Justiça deferiu a prisão preventiva de dois dos investigados, que foram detidos nos dias 1º e 2 deste mês, em Divinópolis. Os presos são apontados como integrantes de uma associação criminosa estruturada, com divisão de tarefas, envolvida em múltiplos crimes e que utilizava violência psicológica contra vítimas, inclusive idosos. Durante a operação, também foi apreendido um veículo usado pelo grupo na execução dos golpes.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
01/09/2026 - PM apreende tablete de haxixe durante abordagem a veículo no centro de Pará de Minas
01/09/2026 - Motociclista morre após colisão com carreta na MG-164
01/09/2026 - Ladrão esquece documento durante tentativa de furto a veículo e acaba preso
01/09/2026 - Cobrança de dívida de R$ 200 mil motivou assassinato de homem perto de delegacia
01/09/2026 - Mulher é presa após agredir homem com faca na Vila Raquel
01/09/2026 - Homem e mulher são presos por tráfico de drogas no Serra Verde
01/09/2026 - Foragido da Justiça com passagens por furto é preso no centro de Pará de Minas
01/09/2026 - Mulher fica ferida após carro capotar no Recanto da Lagoa