Capa da Página Biólogo explica como se proteger e evitar acidentes com escorpiões - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

04/12/2018 às 09:05h

Biólogo explica como se proteger e evitar acidentes com escorpiões

Facebook

Uma situação que vem se agravando e que se iniciou no segundo semestre de 2018 é o aparecimento de escorpiões nas residências dos pará-minenses. Com isso, alguns cuidados devem ser tomados, já que esses animais ficam escondidos em entulhos e frestas, onde comumente há a proximidade da presença humana e, consequentemente, ocorrências de acidentes.

Neste cenário, a reportagem do JC Notícias conversou com o biólogo da Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, Adelmo Lemos, para saber como a população deve se proteger e evitar que esse tipo de animal apareça e cause danos.

Em entrevista, ele explica o que tem causado o surgimento dos escorpiões em Pará de Minas nesta época do ano:

Clique e ouça Adelmo Lemos

Adelmo destaca também que, nos casos de surgimento de escorpião, estes devem ser capturados e levados para o Centro de Controle de Zoonoses:

Clique e ouça Adelmo Lemos

O biólogo da Vigilância em Saúde e do CCZ ressalta ainda que a dedetização não é recomendada para acabar propriamente com os escorpiões:

Clique e ouça Adelmo Lemos

Vale destacar que, nos casos em que houver o surgimento de escorpiões, estes não devem ser mortos, uma vez que precisam estar vivos para que haja a produção do veneno e, consequentemente, do antídoto por parte dos órgãos de saúde. Eles devem ser colocados em vidros ou garrafas que tenham furos para a entrada de ar.

Para saber mais informações, ligue para a vigilância em saúde pelo telefones: (37) 3231-7722 ou 3236-4909.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: