28/09/2026 às 07:53h
A uma semana do 1º turno destas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que o aplicativo e-Título poderá ser baixado no dia da votação. Até então, o procedimento deveria ser realizado até o próximo sábado (3), véspera da data em que os eleitores irão às urnas, para evitar sobrecarga do app.
Em eleições anteriores, o download e o primeiro acesso ao e-Título eram interrompidos no dia da votação como medida preventiva para reduzir a sobrecarga do sistema. Para as Eleições 2026, porém, o TSE informou que a infraestrutura foi aprimorada para permitir a emissão do e-Título também nos dias de votação.
Conforme o anúncio feito pelo ministro Kassio Nunes Marques, presidente do TSE, a nova regra vale tanto para o 1º turno quanto para o 2º. A estratégia adotada para estas eleições considera o aumento expressivo dos acessos ao aplicativo nos dias de votação.
O e-Título oferece diversos serviços úteis ao eleitor nos fins de semana de eleição, como a consulta ao local de votação, a justificativa de ausência às urnas e o uso como documento de identificação na seção eleitoral, caso a pessoa já tenha cadastrado a biometria e a foto apareça no aplicativo. Além disso, no e-Título, é possível emitir certidões, pagar multas eleitorais por Pix e cartão de crédito e se inscrever como mesário voluntário.
Download e primeiro acesso
Em eleições anteriores, o download e o primeiro acesso ao e-Título eram interrompidos no dia do pleito como medida preventiva para reduzir a sobrecarga do sistema. A medida permitia priorizar o funcionamento do aplicativo para eleitoras e eleitores que já haviam realizado o primeiro acesso e ativado a ferramenta.
A recomendação do TSE segue sendo para que os eleitores baixem o e-Título e realizem a ativação com antecedência. A orientação contribui para reduzir a demanda concentrada e permite conferir previamente as funcionalidades e os dados disponíveis no aplicativo.
Quem tem biometria cadastrada e fotografia digital poderá utilizar o e-Título como documento oficial de identificação na hora de votar. O 1º turno será realizado em 4 de outubro e o 2º turno, se houver, no dia 25 do mesmo mês. A votação acontecerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
Fonte: Hoje em Dia
Foto: JC Notícias
16/07/2025 - Tarifaço de Trump já impacta exportações de pescados, manga e carnes
14/07/2025 - Em MG, 55 cidades não têm creche pública para crianças de 0 a 3 anos
02/07/2025 - Governo vai pagar R$ 50 mil e pensão vitalícia a vítimas da síndrome da Zika
24/06/2025 - BH e outros 487 municípios estão em alerta para queda de temperatura
17/06/2025 - Nova velocidade da Via Expressa de BH entra em vigor