28/09/2026 às 14:59h
Belo Horizonte e 534 cidades de Minas Gerais estão em alerta para tempestade nesta segunda-feira (28), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso indica a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
De acordo com o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Os municípios contemplados pelo aviso ficam nas regiões metropolitana da capital, Central, Noroeste de Minas, Oeste, Zonta da Mata, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Jequitinhonha, Norte e Central.Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:
Fonte: Hoje em Dia
Foto: JC Noticias
03/10/2025 - 160 incêndios em vegetação desafiam Bombeiros por dia em Minas
03/10/2025 - Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões
29/09/2025 - Consulta pública discute concessão de 6 rodovias que cortam 19 municípios mineiros
29/09/2025 - STF julgará vínculo trabalhista de motoristas e entregadores
25/09/2025 - Quase cem brasileiros deportados dos EUA chegam a Confins em novo voo
24/09/2025 - Avião cai no Pantanal e mata um dos maiores arquitetos do mundo e cineasta brasileiro
22/09/2025 - BH intensifica vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos