28/09/2026 às 14:59h
Belo Horizonte e 534 cidades de Minas Gerais estão em alerta para tempestade nesta segunda-feira (28), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso indica a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
De acordo com o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Os municípios contemplados pelo aviso ficam nas regiões metropolitana da capital, Central, Noroeste de Minas, Oeste, Zonta da Mata, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Jequitinhonha, Norte e Central.Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:
Fonte: Hoje em Dia
Foto: JC Noticias
17/03/2026 - Novidade no Imposto de Renda 2026, cashback deve beneficiar 4 milhões de contribuintes
16/03/2026 - Regras do Imposto de Renda 2026 serão divulgadas na segunda; saiba quem deve declarar
09/03/2026 - Deslizamentos e enchentes ameaçam 1,5 milhão de pessoas em Minas
06/03/2026 - Daniel Vorcaro, ex-dono do Master, será transferido para presídio federal em Brasília
02/03/2026 - Zema anuncia recomposição salarial de 5,4% para servidores de Minas
27/02/2026 - Tragédia na Zona da Mata: aumenta o número de mortos em Juiz de Fora e Ubá