26/01/2026 às 09:26h
Se existe uma palavra que define bem o Carnaval de Belo Horizonte, ela é diversidade. E isso fica claro na pluralidade de blocos e gêneros musicais que tomam conta das ruas da cidade durante a folia. Com cortejos que passeiam por ritmos tradicionais, como samba e axé, até estilos como rock, jazz e música eletrônica, não faltam opções para todos os gostos.
A seguir, você confere os principais tipos de música presentes no Carnaval de BH e alguns dos blocos em que eles podem ser ouvidos:
Axé
A cara do Carnaval, o axé é um ritmo que não pode faltar na festa momesca. Na folia belo-horizontina, ele marca presença em blocos populares como o Baianas Ozadas, que aposta nos clássicos do gênero e na cultura baiana; o Havaianas Usadas, com sucessos dos anos 1980 e 1990; e o Asa de Banana, que presta tributo a grupos como Asa de Águia e Chiclete com Banana.
Funk
Outro gênero que tem tudo a ver com Carnaval, o funk também é figurinha carimbada na folia da capital mineira. Em Belo Horizonte, o principal representante do ritmo é o bloco Funk You, dedicado exclusivamente ao estilo, com um repertório que mescla sucessos clássicos e atuais. Outros blocos com um repertório mais diverso, como Djonga e Seu Bloco, também incluem o funk entre as atrações.
Pagode e samba
Entre os ritmos mais queridos do público, o pagode e o samba são presenças indispensáveis no Carnaval. Na capital mineira, eles embalam o repertório de blocos como o Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro e o Samba Queixinho.
MPB
A música popular brasileira também tem espaço garantido no Carnaval de Belo Horizonte. Blocos como Volta Belchior, dedicado à obra do cantor cearense; Chama o Síndico, que homenageia Jorge Ben Jor e Tim Maia; e o Bloco da Esquina, que celebra o Clube da Esquina, representam o gênero na folia da capital.
Brega
O brega é mais um ritmo que marca presença no Carnaval de BH. Ele aparece em blocos como o Beiço do Wando, que aposta em um repertório romântico e nostálgico, com canções de nomes como Wando, Sidney Magal e Reginaldo Rossi, e o Us Beethoven, também dedicado ao gênero.
Rock
Reforçando a diversidade do Carnaval da capital mineira, o rock também tem espaço na folia. Fãs do gênero podem curtir clássicos em blocos como o Ziriggydum Stardust, que relembra sucessos de David Bowie e inclui músicas de Michael Jackson, Prince e George Michael, e o Bloco and Roll, conhecido por misturas como Beatles com marchinhas, Cássia Eller com ijexá e Queen com samba-reggae.
Sertanejo
Um dos gêneros mais populares do Brasil, e também de Minas Gerais, o sertanejo não fica de fora do Carnaval belo-horizontino. Na capital, o ritmo aparece em blocos como É o Amô, que aposta em sucessos do sertanejo raiz e universitário adaptados ao clima da folia. Neste ano, o gênero também marca presença no desfile das Charangueiras, que homenageia as mulheres do sertanejo.
Jazz
O jazz é outro ritmo que pode ser encontrado nas ruas de Belo Horizonte durante o Carnaval. Na capital mineira, o estilo é apresentado em blocos como o Magnólia e o Bloco Fúnebre, que também mescla outros gêneros, como rock, música erudita, MPB e marchinhas carnavalescas.
Forró
O forró também faz parte da folia belo-horizontina. Blocos como o Pisa na Fulô e o Baião de Rua, que homenageia Luiz Gonzaga e outros mestres do gênero, são alguns dos representantes do estilo no Carnaval da capital.
Eletrônica
Não são apenas as baterias que agitam os blocos de Carnaval em Belo Horizonte. A folia da capital mineira também é embalada pelo som das pickups dos DJs. A música eletrônica marca presença em blocos como o Carnakvsh, comandado pelo DJ KVSH no pré-carnaval, e o Psybloquim.
09/10/2025 - PF faz nova fase de operação contra fraudes no INSS
09/10/2025 - Vacina brasileira contra covid, desenvolvida pela UFMG, entra na fase final de estudos
08/10/2025 - Bolão na Grande BH leva prêmio de quase R$ 18 milhões na Mega-Sena
07/10/2025 - Minas tem novo caso suspeito de intoxicação por metanol, informa Ministério da Saúde
06/10/2025 - Antídoto contra metanol: mais de 2 mil doses chegam na próxima semana
06/10/2025 - Pesquisadores encontram altos níveis de elementos químicos em brinquedos de plástico