Capa da Página Inflação de janeiro repete resultado de dezembro, com alta de 0,33% - Economia - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Economia

10/02/2026 às 09:40h

Inflação de janeiro repete resultado de dezembro, com alta de 0,33%

Facebook

A inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 0,33% em janeiro, após marcar 0,33% em dezembro, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10/2). Conforme o instituto, a gasolina, com alta de 2,06%, e a luz elétrica residencial, com queda de 2,73% nos preços, foram as principais influências para o índice em janeiro.

Analistas do mercado financeiro esperavam taxa de 0,32% para o primeiro mês de 2026, conforme a mediana das projeções coletadas pela agência Bloomberg. O intervalo das estimativas ia de 0,26% a 0,40%.

Com o novo resultado, o IPCA acumulou alta de 4,44% em 12 meses, afirmou o IBGE. A variação era de 4,26% até dezembro.

Em uma tentativa de frear a inflação, o BC (Banco Central) levou a taxa básica de juros (Selic) para 15% ao ano. A Selic em patamar elevado encarece o crédito, dificultando o consumo de parte dos bens e serviços com o passar do tempo.

Com informações O TEMPO 


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: