O novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda-feira (2/2) aos trabalhadores. O valor pode ser conferido no contracheque referente a janeiro.
O reajuste de 6,79%, equivalente a R$ 103, foi oficializado pelo Decreto 12.797/2025. O aumento segue a política de valorização do salário mínimo, que combina inflação (INPC) e crescimento do Produto In terno Bruto (PIB), respeitando os limites do arcabouço fiscal, que restringe o reajuste a 2,5% acima da inflação do ano anterior.
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber o novo salário mínimo no último dia 26. O pagamento segue até sexta-feira (6), conforme o número final do cartão, sem considerar o dígito verificador.
Com informações O TEMPO
06/11/2026 - Papa Leão XIV inicia viagem de 12 dias pela América do Sul
03/11/2026 - Doença silenciosa na fase inicial, câncer de próstata mata 50 homens por dia no Brasil
26/10/2026 - De metalúrgico a presidente pela 4ª vez: relembre a trajetória de Lula
15/10/2026 - Fim da escala 6x1: saiba quando a nova jornada de trabalho começa a valer
13/10/2026 - Após decreto de emergência, Amazonas recebe 'força-tarefa' para combater queimadas
05/10/2026 - Com apenas 1,2% dos votos na capital do Estado que governou, Zema fica em 6º em Minas
28/09/2026 - Bandidos tomam ônibus escolares para fazer barricadas na Linha Vermelha, no RJ