19/07/2024 às 09:55h
O apagão cibernético global que atingiu diversos serviços, entre eles redes de comunicação, bancos, aeroportos e trens, nesta sexta-feira (19), pode ter sido causado por uma atualização em um software da empresa Crowdstrike, que trabalha especificamente com segurança virtual.
Os principais serviços ao redor do mundo foram afetados e ficaram fora do ar. Na Inglaterra, a National Health Service (NHS), sistema de saúde do país, informou que diversos de seus hospitais foram afetados. Nos Estados Unidos, os serviços de emergência de vários estados ficaram fora do ar por alguns minutos. A cidade de Washington cancelou todas as viagens de metrô até que a situação fosse normalizada.
O Coordenador Nacional de Segurança Cibernética da Austrália informou que o problema foi causado por “uma plataforma de software de terceiros”. O governo do país também se reuniu para entender a situação.
Segundo informações de agências internacionais, o problema aconteceu devido a uma atualização na plataforma Falcon, da Crowdstrike, que faz a segurança de vários sistemas importantes no mundo, entre eles a Microsoft. "Crowdstrike está trabalhando ativamente com seus clientes impactados por um defeito encontrado numa única atualização para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram afetados; Isto não foi um incidente de segurança nem um ciberataque. O problema foi identificado, isolado, e o processo para consertá-lo está em andamento", disse o CEO da Crowdstrike, George Kurz.
"O problema foi identificado, isolado e um conserto está sendo feito. Encaminhamos os clientes ao portal de suporte para as mais recentes atualizações e vamos continuar oferecendo atualizações completas e contínuas em nosso site", completou.
A Microsoft disse, em um post da rede social X (antigo twitter), que tomou ações para diminuir o problema. “Nossos serviços ainda apresentam melhorias contínuas enquanto continuamos a tomar ações de mitigação.”
O CrowdStrike Falcon funciona como um sistema de segurança contra ameaças externas, utilizando tecnologia de última geração. A empresa é líder do setor e utiliza inteligência artificial em seus serviços e faz a segurança de 300 das 500 maiores empresas dos Estados Unidos.
Foto: Espacial FM
19/09/2024 - Quase um milhão de eleitores mineiros poderão ter biometria validada nestas eleições
16/09/2024 - Delegado da PF diz que há indícios de ação coordenada em incêndios
13/09/2024 - Pesquisa: Aprovação do governo Zema volta a dividir eleitores de BH
11/09/2024 - Cidades de Minas seguem sob alerta de baixa umidade
10/09/2024 - Nova lei que permite prova on-line em concurso público é sancionada pelo governo
09/09/2024 - MG App traz novas funcionalidades para incentivar doação de sangue
05/09/2024 - Governo de Minas lança sistema que facilita pagamento do IPVA; confira