10/08/2026 às 08:28h
O monitoramento por velocidade média na BR-050, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, flagrou 66 vezes mais motoristas desrespeitando o limite permitido de quilometragem por hora (km/h) na estrada do que as infrações anotadas pelos radares convencionais. O sistema de média identificou 101.133 condutores acima da km/h no primeiro semestre de 2026, contra 1.522 multas detectadas pela fiscalização eletrônica. Os dados são da Ecovias Minas Goiás, concessionária responsável pela rodovia.
Na BR-050, dois equipamentos instalados em um trecho de 11 quilômetros fazem o registro convencional e, ao mesmo tempo, calculam a velocidade média dos veículos entre um ponto e outro. Na prática, a tecnologia detecta carros que pisam no freio apenas na hora de passar pelos aparelhos de fiscalização eletrônica.
O monitoramento funciona desde 2022. Como a tecnologia ainda não tem regulamentação específica no Brasil, o sistema funciona em caráter educativo, ou seja, não gera multas.“Quando conseguimos influenciar o comportamento ao longo de todo o trajeto, criamos um ambiente mais seguro para todos. Esse é o principal objetivo da iniciativa”, afirma Felipe Fontes Martimiano, gerente de Desenvolvimento Operacional da EcoRodovias.
Com informações HOJE EM DIA
07/08/2026 - 'Ozempic natural': Anvisa barra produtos sem registro que prometiam emagrecimento
20/07/2026 - Violência contra mulheres na internet triplica em Minas
25/06/2026 - Terremotos na Venezuela são sentidos em quatro capitais do Norte do Brasil
22/06/2026 - Previsão de El Niño antecipa tensão no agro em Minas; preço dos alimentos pode subir
15/06/2026 - Bandidos usam restituição do Imposto de Renda como isca para golpes