21/01/2021 às 08:47h
O Cruzeiro não foi brilhante - longe disso -, mas venceu o Operário na noite desta quarta-feira, no Independência, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com gols de Rafael Sobis e William Pottker, o time de Luiz Felipe Scolari bateu os paranaenses por 2 a 1. Ricardo Bueno descontou.
Com o resultado, o Cruzeiro, enfim, garante a permanência na próxima edição da Série B. O time celeste, que não tem mais chances de acesso, alcança a 13ª colocação na tabela, com 47 pontos. Primeiro time da zona de rebaixamento, o Figueirense, hoje com 39, só pode chegar aos 45.
Na próxima rodada, o Cruzeiro tem novo compromisso em seus domínios. No domingo, dia 24, a Raposa recebe o Náutico, às 16h, no Independência. O Operário, por sua vez, mede forças com a Chapecoense, na segunda-feira, às 17, em Ponta Grossa-PR.
O jogo
Como de costume em jogos do Cruzeiro nesta temporada, o primeiro tempo do duelo diante do Operário foi de muita pobreza tática e técnica. O time de Luiz Felipe Scolari foi dominado pelo adversário até os 31’, quando num lance de sorte - sem qualquer tipo construção -, conseguiu abrir o placar.
Rafael Sobis aproveitou falha de Ricardo Silva, após rebatida de cabeça de Manoel, e, sozinho, encobriu o goleiro Martín Rodríguez. Reniê ainda tentou evitar a finalização do atacante celeste, na complementação do lance, mas sem sucesso. 1 a 0. Com o gol, Sobis assumiu a artilharia isolada do Cruzeiro na temporada, ainda que tenha voltado à Toca apenas em novembro de 2020.
Com a mesma falta de repertório, o Cruzeiro voltou para o segundo tempo tentando se movimentar um pouco mais, mas sofrendo pela dificuldade de construir boas jogadas. Aos 9’, acabou castigado pela falta de ambição. Após boa assistência de Jean Carlo, Ricardo Bueno finalizou de fora da área, a bola desviou em Manoel e surpreendeu Fábio. 1 a 1.
Aos 12’, o Operário chegou a ampliar o placar, mas o árbitro anulou o gol de Pedro Ken. Segundo Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, da Paraíba, o meio-campista da equipe paranaense cometeu falta em Machado antes de balançar a rede. Felipão, intensificando a postura defensiva da Raposa, trocou Giovanni por Jadson logo na sequência.
Apesar de pouco agressivo, o Cruzeiro conseguiu marcar em mais um lance fortuito. Aos 30', Manoel deu assistência na medida para Pottker, que usou a força para dominar com o peito e tirar de Martín Rodríguez, na saída do goleiro. 2 a 1. A Raposa conseguiu segurar o placar até o fim da partida e assegurar a permanência na próxima edição da Série B.
CRUZEIRO 2X1 OPERÁRIO
Fonte: Super Esportes
07/04/2021 - América defende invencibilidade contra o Patrocinense no Campeonato Mineiro
07/04/2021 - Coimbra x Cruzeiro: prováveis escalações para jogo pelo Campeonato Mineiro
05/04/2021 - Nacho decide, Atlético vence América e se isola na liderança do Mineiro
05/04/2021 - Lisca admite força do Atlético e espera que América tire lições de derrota
05/04/2021 - Sobis marca de falta, e Cruzeiro ameniza pressão com vitória sobre o Boa
03/04/2021 - Lisca, do América, aponta Atlético como favorito no clássico de domingo
03/04/2021 - Cruzeiro corre risco de ficar novamente fora da semifinal do Mineiro