Capa da Página Duelo entre técnicos de Cruzeiro e Atlético esquenta o clássico - Esporte - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Esporte

08/09/2025 às 09:20h

Duelo entre técnicos de Cruzeiro e Atlético esquenta o clássico

Facebook

Faltam três dias para o reencontro entre Cruzeiro e Atlético, pelas quartas de final da Copa do Brasil 2025. Na próxima quinta-feira, às 19h30, desta vez no Mineirão, os dois rivais voltam a se enfrentar para decidir quem segue adiante na segunda competição mais importante do país. Com a vitória de 2 a 0 no duelo de ida, disputado na Arena MRV, a Raposa pode até perder por um gol de diferença que avança à semifinal da disputa.

Para tentar impedir o feito da Raposa, que busca o sétimo título, o Galo, que sonha com o terceiro troféu, deposita toda sua confiança no técnico argentino Jorge Sampaoli, que substituiu Cuca, demitido justamente após a derrota no confronto de ida dentro de casa.

Já os celestes apostam no bom momento do time, sob o comando do português Leonardo Jardim, e na força de sua torcida, que esgotou em poucas horas todos os 59.461 ingressos colocados à venda para o confronto. Como no primeiro jogo, apenas os torcedores da equipe mandante, agora o Cruzeiro, terão acesso ao estádio.

O jogo no Mineirão marcará o primeiro encontro entre Sampaoli e Leonardo Jardim. A rivalidade tática entre os dois era aguardada na Liga dos Campeões da Europa de 2017.
Naquela temporada, Sampaoli comandava o Sevilla, da Espanha, enquanto Jardim estava à frente do Monaco. O destino, no entanto, impediu que eles se cruzassem.

O time de Sampaoli foi eliminado nas oitavas de final pelo Leicester City, enquanto o Monaco, de Jardim, chegou às semifinais, mas enfrentou Manchester City, Borussia Dortmund e Juventus, sem cruzar o caminho da equipe espanhola.

Não há como negar que os dois treinadores contam com a confiança praticamente unânimes de seus torcedores. Pouco conhecido dos brasileiros, Leonardo Jardim chegou ao Cruzeiro em fevereiro deste ano e vem fazendo um grande trabalho à frente do time, que é o vice-líder da Série A do Campeonato Brasileiro e garantiu boa vantagem no duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil contra o maior rival. Com o Mineirão lotado e a tranquilidade de poder até perder por um gol de diferença, Leonardo Jardim começa o jogo com a confiança em alta.

Sampaoli não terá a torcida presente para empurrar o time que precisa reverter o placar indigesto, mas terá, pelo menos a distância, apoio incondicional da Massa Alvinegra. Após a demissão de Cuca no dia 29 de agosto, o argentino era o preferido dos torcedores para ocupar a vaga de treinador.

O duelo à parte entre os dois ‘professores’ pode ditar os rumos do jogão e dos times na próxima quinta-feira. Apesar de ter dirigido o Atlético em 2020 e em uma parte bem pequena de 2021, Sampaoli nunca enfrentou a Raposa pela equipe alvinegra. Na ocasião, o Cruzeiro estava na Série B do Campeonato Brasileiro e, quando o Mineiro 2021 foi disputado, o argentino já tinha deixado a Cidade do Galo.

Mas encarar o time da Toca da Raposa não será necessariamente uma situação inédita para o recém-chegado treinador. No comando de Santos e Flamengo, Sampaoli ficou frente à frente com o Cruzeiro em três ocasiões: uma vitória (Santos), um empate (Flamengo) e uma derrota (Santos).

Já o português Leonardo Jardim vai disputar seu terceiro clássico contra o Galo no comando do Cruzeiro. A estreia foi na nona rodada do Campeonato Brasileiro em um empate sem gols no Mineirão. O outro jogo foi justamente o duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, vitória de 2 a 0, que deu boa vantagem para o Cruzeiro no jogo de volta. Jardim e Sampaoli terão papel fundamental na beira do campo na próxima quinta-feira, mas só um vai seguir na disputam. Façam suas apostas.

Com informações O tEMPO 

Foto: Espacial FM 

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: